Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
MODELAGEM MATEMATICA UMA POSSIBILIADE PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Claudia Carrera da Rosa, Debora Coelho de Souza, Francimar Gomes de Oliveira Junior, Bianca Rodrigues Marcelino Alexandre, Estevão Ovando

Última alteração: 2018-08-19

Resumo


Neste minicurso apresentamos uma pesquisa que relaciona o uso da Modelagem Matemática como uma estratégia de ensino de Matemática para professores que ensinam matemática, mas que não necessariamente possuem formação na área, como é o caso dos professores que atuam nos anos iniciais. Nosso objetivo, neste minicurso, é mostrar que é possível trabalhar com a Modelagem Matemática em diferentes níveis de ensino, de forma investigativa, aprendendo e ensinando ao mesmo tempo. Usar Modelagem Matemática pode possibilitar ao professor promover discussões ricas, tanto de conteúdos matemáticos quanto da utilização dos mesmos, tornando-os assim mais concreto. Os conteúdos a serem abordados com as atividades de Modelagem Matemática serão adaptados dependendo do nível de ensino dos participantes. Ressaltamos que discutir a formação de professores para o ensino de matemática oportunizando uma formação ampla e de qualidade é uma forma de melhor o ensino básico. “Em ensino, a base de conhecimento é o corpo de entendimentos, conhecimentos, habilidades e disposições que um professor precisa para atuar efetivamente numa dada situação de ensino” (Shulman,1987, p.106). Neste sentido, defendemos o uso da Modelagem Matemática como uma possibilidade de melhoria na qualidade do ensino de Matemática e consequentemente na aprendizagem da mesma, de forma a aguçar a curiosidade do aluno, desafiar sua curiosidade, promover o diálogo e consequentemente oportunizar a reflexão dos professores em sua prática.“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente de repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a ela se propõe.” (PIAGET, 2003, p. 25). Quando o professor desenvolve uma atividade de Modelagem em uma aula de Matemática, pode ter como objetivo principal, ensinar um determinado conteúdo curricular de Matemática (perspectiva educacional), mas no decorrer do desenvolvimento podem surgir discussões sobre o tema e suas implicações na sociedade (perspectiva sócio-crítica), podem também surgir discussões que motivem o estudo de algum conteúdo escolar não previsto inicialmente (perspectiva contextual).

Palavras Chaves: Modelagem Matemática, Formação de Professor, Educação Matemática