Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
AS PONTENCIALIDADES DA MODELAGEM MATEMATICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Debora Coelho de Souza, Claudia Carrera da Rosa

Última alteração: 2018-08-19

Resumo


Nesse trabalho apresentamos o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática com professores dos anos iniciais em curso de formação de professor em uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul. a formação continuada de professores pode ser uma possibilidade para ajudar na conquista desses desafios. Sacristán (1990) defende que a formação continuada de professores é um elemento imprescindível para a renovação da educação. O professor necessita de buscar, aprender mais, pois essa profissão não é estática. Neste sentido nosso objetivo é mostrar que a Modelagem Matemática para o ensino de Matemática pode ser utilizada em qualquer nível, inclusive nos anos iniciais. Assumimos aqui o entendimento de Modelagem já apresentado em Almeida e Brito (2005), como sendo uma alternativa pedagógica na qual fazemos uma abordagem, por meio da Matemática, de um problema não essencialmente matemático.O professor ao utilizar de Modelagem Matemática em sala de aula adquire um papel diferenciado, passa a ser um orientador na busca pelos conhecimentos, Almeida e Brito (2003) defendem que aluno e o professor passam a desenvolver um trabalho conjunto, buscando e construindo a aprendizagem, tal estratégia pode possibilitar ao professor promover discussões ricas, tanto de conteúdo matemático quanto sobre a utilização dos mesmos, tornando-a assim mais concreta. Neste nível de ensino, em geral, os professores precisam ensinar Matemática, mas não possuem formação para isso. Neste contexto é que foi proposto o curso de formação continuada. Defendemos a importância do professor se capacitar, se renovar, refletir sobre sua prática, buscar aprender enquanto ensina, de forma a melhorar sua atuação em sala de aula e consequentemente a aprendizagem dos alunos. Ao desenvolver o curso de formação continuada e utilizar a Modelagem matemática, verificamos muitas discussões interessantes entre os professores participantes. Neste trabalho vamos explorar uma das atividades do curso, sendo essa, escolhida, por ter sido a atividade que, de acordo com os professores, em maior quantidade foi abordado conteúdos matemáticos que os mesmos tinham dificuldade de entendimento.

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores; Modelagem Matemática; Anos iniciais.