Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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A MODELAGEM MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL: RELAÇÕES ESTABELECIDAS EM UM PRIMEIRO CONTATO
Estevão Ovando Neto, Claudia Carreira da Rosa

Última alteração: 2018-08-19

Resumo


Para que a aprendizagem matemática seja uma experiência estimulante para o aluno é primordial o domínio do conhecimento matemático que se deseja ensinar e a maneira como trabalhar esse conteúdo em sala de aula. A formação inicial de professores almeja capacitar profissionais para que possam exercer a profissão e é nesse momento em que são agregadas posturas que serão levadas para a prática docente do futuro professor. Durante a formação inicial, o acadêmico é apresentado a diversas alternativas para que possa agregar em sua prática pedagógica. Como mais uma ferramenta pedagógica, temos a Modelagem Matemática uma alternativa de ensino que se origina de uma situação real. Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos de diferentes semestres do curso de Licenciatura em Matemática, integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), de uma universidade pública de Mato Grosso do Sul. Como esses alunos não tiverem contato com a Modelagem Matemática anteriormente, desenvolvemos com eles uma proposta de atividade em três momentos baseados na concepção de Modelagem Matemática de Almeida e Dias (2004). A partir do desenvolvimento da primeira atividade foram considerados diversos questionamentos e discussões que emergiram desse primeiro momento, uma vez que apresentarmos a Modelagem Matemática como uma alternativa de ensino que visa trabalhar conteúdos matemáticos por meio de um problema não necessariamente matemático, como apresentado por Almeida e Brito (2005). Para essa investigação nos atentamos a seguinte questão: como futuros professores compreendem a Modelagem Matemática, a partir de um primeiro contato, como uma proposta de ensino para aulas diferenciadas? Ao marcar esse primeiro encontro, perguntamos aos alunos se eles já tinham algum conhecimento de Modelagem Matemática; como afirmaram que não, pensamos em uma temática para motivá-los a investigar um problema que também elaboraríamos, partindo de uma situação real, como sugerido por Almeida e Dias. Nossa proposta é investigar o primeiro contato com a Modelagem Matemática na formação inicial, diante disso apresentaremos neste trabalho apenas a primeira atividade desenvolvida. Resolvemos então abordar o tema “calçados” e mediante a um contexto que trabalhamos em sala propusemos o seguinte problema a eles: qual a relação do tamanho do pé com a numeração do calçado? Durante o desenvolvimento, auxiliamos na coleta de dados, na obtenção do modelo e na validação. A partir dos registros desenvolvidos, discutimos os conteúdos que emergiram e que poderiam ser trabalhados na sala de aula com alunos da educação básica e quais considerações eles tinham após esse primeiro contato com a Modelagem Matemática e que poderiam agregar a sua prática de ensino. Apesar de inicialmente céticos em relação as potencialidades da modelagem, os resultados e reflexões mostraram que a prática apresentada permitiu os alunos conhecerem e reconhecerem a Modelagem Matemática contemplando a como uma alternativa de ensino que os auxilie em sua docência, principalmente no que remete a fuga de práticas usuais.

Palavras-chave: Modelagem Matemática, PIBID, Formação Inicial, Educação Matemática