Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS ZONAS DE PERFIL CONCEITUAL DE EQUAÇÃO: RELAÇÕES COM O HORIZONTE DO CONTEÚDO E AS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE
Claudia de Oliveira Lozada

Última alteração: 2018-08-20

Resumo


Nesta palestra explicitaremos o que vem a ser as zonas de perfil conceitual de equação (RIBEIRO, 2013; ALMEIDA, 2016), suas relações com o horizonte do conteúdo (WASSERMAN e STOCKTON, 2013; JAKOBSEN, THAMES e RIBEIRO, 2013; FERNANDEZ e FILGUEIRAS, 2014) e as implicações para a prática docente. Para tanto, apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em duas etapas. A primeira consistiu no mapeamento das questões da prova do ENEM de “Matemática e suas Tecnologias” com a finalidade de identificar as possíveis zonas de perfil conceitual de equação que são manifestadas na resolução de questões que envolvem modelagem matemática por meio de equação. Por sua vez, a segunda etapa consistiu na aplicação de questões que envolviam equação e questões do ENEM para um grupo de licenciandos e o outro de licenciados. O objetivo foi verificar se os professores apresentavam as zonas de perfil conceitual de equação e de que forma mobilizavam estas zonas na resolução das questões. Os resultados demonstraram que há professores que mobilizavam parcialmente as zonas, mobilizavam inadequadamente, não conseguiam mobilizar ou não possuíam as zonas. Certamente estes aspectos podem influenciar na prática docente, na forma com que planejam as atividades e aulas de Matemática. Por isso, é necessário que haja uma reflexão sobre a formação inicial dos professores no que diz respeito à maneira como estão sendo desenvolvidas as competências e habilidades relativas às heurísticas para resolução de problemas ao longo do seu percurso formativo no curso de Licenciatura em Matemática, pois se evidenciará em sua prática docente, na qual pode preponderar a cultura dos problemas-tipo e do paradigma do exercício, o que inviabiliza e/ou engessa o desenvolvimento das zonas de perfil conceitual por parte dos alunos. Deste modo, lançamos os seguintes questionamentos: De que forma estamos ensinando os futuros professores de Matemática a resolver problemas? Possibilitamos o contato com atividades investigativas e problemas abertos? De que forma interagem em atividades colaborativas que implicam em resolução de problemas? Há a predominância de uma forma de resolução de problemas apresentadas pelos licenciados? Assim, recomenda-se um estudo sobre o conhecimento do horizonte do conteúdo (HCK) de modo a repensar o planejamento e prática docente nas aulas de Matemática, possibilitando o desenvolvimento das zonas de perfil conceitual de equação e de outros conteúdos matemáticos. Dessa forma, esperamos contribuir com o aprofundamento teórico e o fomento às discussões que envolvem a formação docente no que diz ao tema abordado nesta palestra e consequentemente na aprendizagem dos alunos proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à construção, aquisição e compreensão de conceitos matemáticos, bem como um desempenho satisfatório no ENEM.