Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS A PARTIR DE SEUS DIVERSOS SIGNIFICADOS
Clissia Fernandes Mendes, Mariana Teixeira, Renata Viviane Raffa Rodrigues

Última alteração: 2018-09-08

Resumo


Este relato versa sobre uma experiência que se fundamenta no ensino de Matemática na perspectiva da Resolução de Problemas como abordagem para promover a mobilização de diferentes significados dos números racionais por alunos do Ensino Fundamental. A forma tradicional que o número racional tem sido estudado nas escolas, priorizando a realização de operações básicas com esses números, tem fragmentado e dificultado a sua compreensão mais ampla. Partindo dessa problemática, na primeira disciplina de Prática de Ensino de um curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados, foi elaborado um problema que parte de um contexto presente no cotidiano dos alunos, como os cálculos do 13° salário, férias e desconto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O preparo para a implementação desse problema em sala de aula, baseou-se em um planejamento prévio e criterioso em que as etapas do ensino na perspectiva da resolução de problemas segundo Lourdes Onuchic e Norma Suely Gomes Allevato, tais como: Proposição da Tarefa, Desenvolvimento da Tarefa, Discussão Coletiva e Formalização, são antecipadas pelo futuro professor. Mediante o consentimento do professor responsável pela turma, as aulas foram desenvolvidas com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Vicentina, Mato Grosso do Sul. De modo geral, as resoluções dos alunos apresentam indícios da mobilização dos seguintes significados do número racional: relação parte-todo, porcentagem, operador multiplicativo e quociente.

Palavras-chave: Números racionais, significados, resolução de problemas.