Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO EXPLORATÓRIO DE SISTEMAS LINEARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
João Pedro Azevedo Cruz, Mariana Fanhani Renovato, Renata Viviane Raffa Rodrigues

Última alteração: 2018-09-08

Resumo


O presente trabalho traz uma proposta de atividade de ensino exploratório para alunos dos anos finais do ensino fundamental sobre sistemas lineares com duas incógnitas através de uma tarefa matemática. Tal atividade tem como objetivo fazer com que os alunos desenvolvam aspectos do pensamento algébrico, tais como as capacidades de generalização e simbolização, bem como elaborem diferentes estratégias para encontrar a solução de um sistema linear com duas incógnitas. A organização da aula segue sucessivamente as fases de apresentação e proposição da tarefa,desenvolvimento da tarefa, discussão coletiva e sistematização. A partir dessa dinâmica, espera-se que os alunos aperfeiçoem cada vez mais a comunicação matemática, explicitação de suas ideias e aprimoramento do seu pensamento algébrico. No pôster será apresentado o planejamento criterioso de uma aula que parte dessa tarefa, cujas ações do professor são previstas com base na antecipação de suas possíveis resoluções e dificuldades dos alunos.

Palavras -chave: tarefa matemática, ensino exploratório, pensamento algébrico, sistemas lineares com duas incógnitas.