Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
O PLANEJAMENTO DE AULAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIO PARA O ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO LINEAR
Natália Iryna de Sant Ana Brandão, Jessica Maciel Matuoka, Renata Viviane Raffa Rodrigues

Última alteração: 2018-09-08

Resumo


O pôster aqui apresentado baseia-se na planificação de uma sequência de aulas na perspectiva do ensino exploratório que propõe a aplicação da tarefa “E agora Patrícia? Qual café comprar?”. Tal sequência tem como objetivo oferecer oportunidades aos alunos de expressar uma relação funcional em linguagem natural ou simbólica a generalização das relações encontradas, bem como discuti-la e refletir coletivamente sobre seus significados. A tarefa em questão foi produzida pelas autoras a partir de dados extraídos de um panfleto de supermercado e adaptada segundo as características de uma tarefa exploratória. Baseada em um contexto real de comercialização, pretendese utilizar para a aplicação dessa tarefa quatro aulas de cinquenta minutos. Tais aulas foram planejadas segundo a perspectiva do Ensino Exploratório de acordo com as quatro fases seguintes: apresentação da tarefa, desenvolvimento da tarefa, discussão coletiva e sistematização. Os conteúdos matemáticos situam-se no âmbito da Álgebra, mais precisamente sobre o ensino do conceito de função linear, voltado aos alunos do 9ºano do Ensino Fundamental. Entretanto, com o principal intuito de que os alunos compreendam e consigam expressar que a função linear envolve uma relação entre grandezas diretamente proporcionais, criem e analisem gráficos desse tipo de função no GeoGebra. Segundo a perspectiva do Ensino Exploratório, a capacidade de aprendizagem do aluno é de suma importância, por isso a atividade do professor exige cuidados que respeitem e ampliem as ideias dos alunos. Dessa forma, as aulas planificadas procuraram contemplar esses critérios.

Palavras-chave: Ensino exploratório, Função linear, Elaboração de uma tarefa exploratória, Planejamento de aulas.