Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO DURANTE A DOCÊNCIA
Valéria Aparecida Lima Rodrigues, Carla Gabrielle da Silva Souza

Última alteração: 2018-09-08

Resumo


O presente relato pretende situar o valor das disciplinas de Prárica de ensino da Matematica, onde o educador não se limita apenas a ter o domínio da matéria a ser ensinada, mas da mesma forma precisa ter didática para difundir os conhecimentos de maneira clara e precisa para um bom desenvolvimento do aluno. Portanto o ensino da prática no ensino superior de licenciatura em matemática, devem representar uma maneira de caminhar junto o dominio da disciplina e uma boa didática. Sabendo que a didática é fundamental no preparo de um bom profissional em sala de aula, contribuindo  para o conhecimento não só dos alunos, mas também do professor atuante. A disciplina Prática de ensino da Matemática, traz consigo, desempenhar no aluno que é futuro professor, o compromisso de buscar ter um desenvolvimento em ensinar de maneira clara e objetiva, onde a disciplina esta presente no curso de formação para se trabalhar a reflexão, e também durante os estágios, momento prático de tudo o que ja foi discutido, sendo uma vivência única, assim fazendo com que a prática e a reflexão  elementos fundamentais para a formação de um profissional. As experiências adquiridas nas disciplinas de prática de ensino da matemática, durante o curso de licenciatura em matemática, busca sempre nos mostrar o papel que o professor deve apresentar diante as suas práticas diárias em sala de aula, sendo que sempre em sala, o professor não esta ali apenas para passar o conhecimento mais também, esta ali em busca de receber um certo conhecimento que é compartilhado diretamente do aluno para o professor. A sala de aula e a escola, é o caminho que o professor tem para interagir com seus alunos, é onde também se consegue aprender conhecimentos diários e frequentes. A disciplina nos deixa claro, que o objetivo que o professor deve sempre buscar alcançar, é instigar os alunos a sempre buscarem mais, assim a capacidade de curiosidade do professor, tem que ultrapassar a “barreira” criada, que é: “eu sei, e não preciso me informar mais.” Nao! O profissional da educação tem sempre de manter uma percistência diante do dia a dia em sala. Buscar sempre se aprofundar em conteúdos, pois o professor estando em sala de aula nunca deve estar certo com suas certezas. A primeira impressão sobre o curso de Práticas de Ensino de Matemática, foi de que o professor deve sempre buscar, de modo crítico, maneiras de abrir portas para o aluno e para si mesmo, sempre buscando melhorar o modo de ensinar a cada dia, sempre buscando fazer e oferecer o melhor gradativamente. Portanto, a didática que pode ser denominada como a arte de ensinar, é estabelecida por um agrupamento de atividades organizadas pelo professor, sempre buscando amparo na construção do conhecimento pelo aluno, os objetivos é mostrar a importancia de a cada dia renovar as praticas matematicas dentro da sala de aula, baseando-se em métos pedagógicos para um laço positivo em relação a visão do saber matemática.  Palavras chaves: Práticas de ensino; professor; conhecimentos; educação.