Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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O USO DO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DOS SÓLIDOS GEÓMETRICOS
Francielly da Rocha Figueiredo, Cintia Melo dos Santos

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


O presente trabalho apresenta algumas reflexões sobre o ensino de Geometria, mais especificamente dos sólidos geométricos, com o auxílio do material concreto, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual do município de Dourados em Mato Grosso do Sul. O ensino de Geometria proposto para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), deve propiciar aos alunos um convívio prazeroso com a abstração dos seus conceitos. Os estudantes, em consequência, devem desenvolver o raciocínio lógico e não uma mera aplicação de fórmulas. Além disso, é preciso que identifiquem geometria no mundo real, ou seja, que compreendam a existência de uma relação entre o cotidiano e a geometria e que ela representa um instrumento importante para resolver situaçõesproblema. Para Pais (2006) o ensino de Geometria deve perpassar quatro elementos: objetos, conceitos, desenhos e imagens mentais, ou seja, os usos dos materiais concretos objetos materiais, articulados com suas definições propiciam ao aluno uma melhor compreensão dos conceitos geométricos, colaborando com as concepções de Lorenzato (2006), quando menciona sobre a importância da manipulação dos objetos que pode facilitar na compreensão de conceitos, pois segundo o autor é muito difícil para o ser humano caracterizar um objeto sem ter visualizado ou manipulado antes. Nesse sentido,ao ensinar os sólidos geométricos em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, buscamos por meio das suas representações com materiais confeccionados em cartolina e em canudos, propiciar momentos de estudo por meio das manipulações desses sólidos. Esta experiência foi realizada no período de estágio supervisionado, com o estudo de Primas e Pirâmides. Para isso, foram designadas cinco aulas, nas quais contemplamos a explicação do conteúdo e a realização de atividades, através do material didático tendo em vista que os alunos já haviam tido aulas referentes a esses conceitos, mas que ainda permaneciam com dificuldades principalmente sobre algumas definições como a diferenciação de arestas, faces e vértices, juntamente com a identificação dos polígonos na face do sólido. Inicialmente foram entregues para os alunos diferentes sólidos de cartolina para que eles manuseassem e observassem as diferenças entre o seu sólido e o do colega de tal maneira que eles conseguissem realizar uma classificação dos sólidos regulares e irregulares, e consequentemente diferenciar as Pirâmides dos Prismas. Feito isso, foram mostrados para os discentes os sólidos de canudo para que eles visualizassem e classificassem a quantidade de faces, arestas, vértices e quais os polígonos presentes na face de cada sólido. De imediato ficou claro que os alunos tinham dificuldade nessa classificação, mas com o auxílio do material eles demonstraram melhor entendimento dos conceitos, de forma que durante as atividades eles conseguiram com o apoio do material realizá-las corretamente. Por fim, durante a atividade os alunos foram questionados sobre quais as vantagens que eles encontraram no uso do material e, de modo geral, disseram que é melhor estudar os sólidos com o material concreto, pois é muito difícil visualizar todas as faces, vértices e arestas de maneira abstrata.

Palavras-chave: Ensino de Geometria; Material didático.