Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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O AUXILIO DAS PRATICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR
Ellen Lacerda, Cintia Melo dos Santos

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


O presente trabalho é resultado das aulas de Práticas de Ensino de Matemática ao longo do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O professor deve estar sempre em busca de conhecimento com a finalidade de compreender melhor os assuntos abordados e buscar a qualificação na continuidade de seus estudos. O curso passou por algumas alterações na grade curricular, e esse relato apresenta algumas experiencias da turma que a aderiu a nova grade, na qual cursou as cinco disciplinas de Práticas de Ensino, um trabalho completo e continuo abrangendo diversas áreas do processo de ensino e aprendizagem. Foi discutido diversos assuntos sobre a importância das Práticas de Ensino em relação a educação na escola e na universidade, discutimos (SMOLE 2007, MIGUEL 2009, VALENTE 1993, ONUCHIC E ALLEVATO 2011), sobre a importância de jogos e atividades lúdicas na educação, a resolução de problemas e a investigação no estudo da matemática, a forma de avaliar o aluno, a importância do livro didático, a relação teoria e pratica, o tempo diferenciado na aprendizagem de cada aluno, a diversidade em sala de aula, o uso de tecnologias no ensino de matemática, a importância de utilizar recursos didáticos e assim motivar os alunos, nos estudos, assim, tendo desafio de criar situações que permitem ao aluno construir seus próprios conhecimentos através do pensamento, raciocínio e reflexões com base matemática. Certamente não existe um único e exclusivo caminho de se aprender matemática, devemos usar as oportunidades que nos sãos oferecidas para aproveitamento de pensar e construir técnicas para aprender ensinar e transmitir informações para o aluno construir conhecimento, afim de propagar o ensino e avaliar de forma correta o aluno. A disciplina nos ajudou tanto na formação acadêmica quanto no momento em que fomos para a sala de aula no Estágio Supervisionado, o que podemos levar para o futuro, analisamos como preparar uma aula, um plano de aula, o tempo de dedicação que devemos ter mesmo para estudo, a autoavaliação, se, o profissional que queremos ser hoje e o profissional que seremos ser amanhã. Concluímos que as Práticas de Ensino servem não somente para ajudar os futuros docentes na sala de aula, mas também para mostrar um lado que não conhecíamos do mundo acadêmico e da escola básica, contudo, precisamos estudar muito e ter domínio do conteúdo para aplicarmos e ensinarmos os alunos, logo, a disciplina Pratica de Ensino incentiva a sempre melhorar e pensar na prática pedagógica enquanto futuros professores.

Palavras – chave: Pratica de Ensino; Educação; Matemática