Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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MATEMÁTICA E CIÊNCIA: O CASO DE THOMAS HOBBES
Campo Elías Flórez Pabón

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


O objetivo do presente trabalho visa rever a relação entre a Matemática e a Ciência no caso de Thomas Hobbes (1588 - 1679), o qual confronta e demole a concepção de prática científica da sua época com base na área da Matemática e da Física Pré Moderna. Encontrar tal relação permitirá afirmar a interdisciplinaridade das ciências puras, entre elas a Física, a Matemática no século XVII já que eram conhecimentos isolados e por meio dos quais não se podia pensar na noção de avance. Dito fato, permitirá igualmente prantear a categoria de ciência nas universidades, a qual era estabelecida por o conhecimento metafísico; próprio da medieval-idade tardia e do jeito do conhecimento escolástico inscrito nas universidades para ser ensinado como verdade nas aulas. Isto implica que desenvolver o conceito de ciência secular nas universidades, a partir do conhecimento e ensino das matemáticas como prática fundada na Geometria se torna como uma novidade a qual é capaz de explicar a realidade. Já não se precisaria mais do conhecimento metafísico para explicar as verdades do mondo, idéia que será rechaçada fortemente por a instituição religiosa, pois desenhara os primeiros traços da Modernidade e sua relação com a ciência Física e Matemática. Além de tudo, pode-se afirmar que analisar a obra de Hobbes, especialmente em seus escritos políticos propõe alguns dos primeiros alicerces na ciência moderna. Uma ciência que aceitava já explicações de corte racional, científico e matemático como Galileu expôs frente a uma igreja que não concebia sino a metafísica medieval para dar razão aos argumentos da vida diária. Infelizmente Hobbes, não alcançou nem geometricamente, nem matematicamente, o desenvolvimento das demonstrações necessárias frente a sua pratica cientifica principal tal o caso da quadratura do círculo, e tentou com tais argumentos errôneos, postulá-las a mesmo nível das demonstrações que tinham desenvolvido destacados matemáticos da Royal Society como John Wallis, fato que fiz a figura de Hobbes ser esquecida da matemática e da ciência; relegando-o para a área da Filosofia e da Teoria Política. O trabalho tem como fundamento metodológico o comentário de texto, nas obras escritas entre 1630 e 1658. As quais narram como o autor conheceu as Matemáticas, a Geometria e a Física, ademais de mostrar progressivamente o desenvolvimento de sua relação entre Matemática e Ciência em geral. Para dito comentário, se vão usar duas categorias de analise, a primeira que ficara enriquecida por os comentaristas expertos na obra escrita do filósofo de Malmesbury, em torno ao tema da ciência. Segundo, se vão propor exemplos da Geometria e da Física para argumentar em favor de uma nova explicação das realidades do mundo, e assim se contra-argumentam as verdades metafísicas ensinadas nas universidades.

Palavras- chave: Matemática; Geometria; Física; Ciência; Hobbes.