Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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CONTROLE, AVALIAÇÃO E MATEMÁTICA
Campo Elías Flórez Pabón

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


O presente escrito tem como alvo rever o papel da educação matemática na escola como um sistema social harmônico e funcional, a partir da perspectiva foucoltiana no texto Vigiar e punir (1975); no qual pranteamos o “medo” como modelador do comportamento humano, a traves de técnicas (dispositivos de controle como a avaliação) específicas que aparecem na escola histórica e na matemática, e que colaboram a fundamentar uma sociedade capitalista e industrializada. Assim entendida a escola e a educação matemática tem um papel específico na organização dos processos de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global. Tal sistema técnico representado no conceito e ação da avaliação se apresentará como dispositivo de bio-poder que é regido por leis naturais (há na sociedade a mesma regularidade e as mesmas relações funcionais observáveis entre os fenômenos da natureza), cientificamente descobertas, as quais são revisadas e aplicadas por médio da avaliação na educação, seja matemática ou não. Onde um exemplo disso seria a pesquisa como a maior flor que pode produzir este processo vital de controle que nos chamamos de educação. Uma educação que é mais instrução que um processo de descoberta e conformação de aquilo que não tem forma nosso pensamento e pode ser potenciado no ser humano ao pertencer à escola. Para conseguir cumprir com o roteiro do paper, a metodologia que se vai utilizar é o comentário de texto da obra de Foucault a qual pode ser interpretada em relação com a educação matemática no sistema é instrução formal conformando idéias sobre a mesma, no sentido que seja a educação matemática uma linguagem específica de uma área de conhecimento, e que engaja os processos do alfabetismo como conhecimento prático nas áreas que colaboram na educação no século XXI como é psicologia, filosofia, lógica, sociologia, antropologia, história, feminismo, ciência cognitiva, semiótica, hermenêutica, pós-estruturalismo e pós-modernismo.

Palavras-chave: Escola; Controle; Avaliação; Matemática; Educação,