Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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APRENDENDO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE UMA LITERATURA CONTADA COM O AUXÍLIO DA SAIA LITERÁRIA
Ana Paula Bolsan Sagrilo, Adrielly Soares Silva, Edvonete Souza de Alencar

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


Este trabalho trata-se do recorte de um Projeto de Ação Pedagógica (PAP) realizado para a disciplina de Estágio Supervisionado na Gestão e na Docência da Educação Infantil II do curso de Pedagogia da FAED/UFGD. O desenvolvimento do projeto ocorreu em um Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) localizado em um bairro periférico na cidade de Dourados/MS. Assim, este estudo tem por objetivo descrever, analisar e refletir as práticas pedagógicas que envolveram literatura infantil e educação matemática discutindo a relevância de um trabalho interdisciplinar que busque uma metodologia agradável, estimulante e propícia para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças que se encontram na primeira etapa do Ensino Fundamental. A pesquisa se mostra tão relevante, por relatar e discutir acerca de uma maneira diferenciada de apresentar conceitos matemáticos para discentes que estão inseridos nas instituições de Educação Infantil, uma vez que, nessa fase é necessário viabilizar momentos prazerosos e agradáveis para que as crianças conquistem conhecimentos primordiais para sua trajetória escolar.  O mesmo faz uso de vários autores para compor seu campo teórico de análise, entre eles evidenciam-se documentos que norteiam as leis da Educação Infantil; (GIARDINETTO e MARIANI, 2007) que apontam diversos aspectos para auxiliar no entendimento do quanto é valoroso um trabalho didático pautado em jogos, brinquedos e brincadeiras nas aulas de matemática; (KISHIMOTO, 2011) que aborda a relação existente entre o brinquedo ou jogo educativo e a educação; (ZACARIAS e MOURO, 2005) que retratam o uso de histórias infantis para dar início ao ensino de conceitos matemáticos.  Desta maneira, os procedimentos utilizados para concretizar este estudo consistiram em leituras bibliográficas, trinta horas de observação na turma em que o projeto foi aplicado, planejamento, dezoito horas de aplicação das atividades envolvendo todas as áreas do conhecimento, e por último, reflexões sobre os exercícios da área em estudo. Para tanto, se efetivou uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, na qual se observou, retratou e refletiu algumas atividades pedagógicas desenvolvidas, amparando-se nas análises textuais estudadas. Os resultados da pesquisa referente à ciência que estuda quantidade, tamanho, formas e outras questões, indicam que a maneira como é realizado o ensino de matemática para crianças que se encontram na educação pré-escolar depende muito de um trabalho que abarque a ludicidade e estimule o prazer em aprender, já que, é por meio da socialização, brincadeira e jogo que os alunos dessa etapa, se envolvem com maior entusiasmo no processo de aquisição dos saberes. Ainda, notou-se que todo trabalho que é desenvolvido dentro de um contexto, que nesse caso foi a partir da literatura infantil, a apropriação das noções matemáticas, como de topologia, acabam sendo adquiridos com maior facilidade, em consequência de que as atividades não ficam soltas e sem sentido. Por isso, os professores precisam estar constantemente revendo suas metodologias, para que, essas estejam em conformidade com as necessidades da turma, e seja possível atingir bons resultados, porque o interessante é vivenciar experiências dinâmicas e não mecânicas, como o trabalho com a saia literária e os jogos, pois é nesse momento que se dá início ao percurso para a edificação dos conhecimentos.

Palavras-chave: Ensino de matemática. Literatura Infantil. Saia literária. Ludicidade. Educação Infantil.