Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
O PEDAGOGO E A MATEMÁTICA
Camila Luz

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre o pedagogo e sua formação em Matemática. Consideramos que o pedagogo é quem realmente insere a matemática na vida das pessoas, ainda quando são crianças, geralmente pelo uso da pedagogia de projetos com materiais criativos, tendo isso em vista, devemos também recorrer a novos métodos e novas tecnologias para a especificidade do ensino da matemática e a introdução dela nos anos iniciais. A matemática tem valor fundamental e é indispensável para a vida do aluno em sociedade e para o seu desenvolvimento cognitivo, a matemática ajuda a construir o pensamento crítico, sentido escolar, autocrítica e nos direciona a buscar sempre novos caminhos, tanto para o aluno quanto para quem a ensina. Levando em consideração alguns fatores que desfavorecem essa aprendizagem, é crescente o número de pesquisas sobre a formação deste profissional nos anos iniciais e sobre quais são os fatores que causam essa dificuldade de aprender os saberes matemáticos durante a sua trajetória escolar. É evidente que não é apenas culpa do educador matemático a dificuldade de aprendizagem, pode ocorrer fatores como a discalculia e a peculiaridade do ambiente em que se trabalha, devemos levar em consideração também o fato que cada aluno tem o seu tempo de aprendizagem, para isso é importante ter uma visão de vários ângulos, atender as peculiaridades de cada um, afim de sanar essas dificuldades. O aluno deve ter a base matemática bem fundamentada, pois levará esse saber por toda sua vida, devemos buscar ajuda em novas práticas onde a teoria não seja uma inimiga da prática e se instale como uma aliada do professor, mas, acima de tudo nos preocupar com a qualidade desse ensino, motivar o aluno com o estudo da matemática para que assim ele tenha uma formação completa.

Palavras-chave: Pedagogo; Matemática; Conhecimento