Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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JOGOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Juliana da Silva Lourenção, Janaina da Silva Lourenção, Eulalia Cristina Cavalcanti Santolião

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


Este trabalho é um relato de experiência que tem como objetivo promover o aprendizado de futuros professores de educação infantil e mostrar que há uma grande influência em nossas brincadeiras e jogos da cultura indígena. Mostraremos essa influência ao realizar um trabalho com jogos e brincadeiras utilizando a matemática para crianças pequenas. O projeto será voltado para as crianças de quatro a cinco anos, da Educação Infantil, e pretende-se realizar uma atividade onde a matemática, disciplina vista como difícil, seja realizada de forma prazerosa já que aprender brincando é uma forma de aprender com prazer. Inferimos que é brincando, se movimentando, que a criança descobre seus limites, enfrenta desafios, conhece seu próprio corpo, brincar e se movimentar é algo natural, e faz parte do cotidiano e do dia a dia das crianças. Nos referenciamos ainda em documentos oficiais e na Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, incluindo no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Assim como a Lei foi alterada pela Lei nº 11.645 que acrescentou aos termos da Lei a Cultura Indígena e sua grande importância para a sociedade. Foi pensando em unir a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil com a obrigatoriedade e necessidade de inserir a cultura indígena no currículo de ensino conforme prevê a Lei 11.645 que elaboramos esse projeto. As atividades desenvolvidas foram: Bolas de gude na cesta; Círculo mágico; Peteca na parede; Cabo de guerra. Assim, o projeto foi desenvolvido em 4 momentos. Os recursos utilizados foram: TNT, jornal, barbante, corda, coquinhos macaúba secos, giz, recursos humanos. A avaliação será contínua por meio de observação e registro por meio de relatório individual quanto o envolvimento em todos os momentos da aula, bem como: das respostas dos alunos aos questionamentos nos momentos diversos da aula, da participação nas atividades, da execução das atividades conforme orientados.

Palavras- chave: Jogos e brincadeiras; ensino de Matemática; Ludicidade