Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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O PNAIC E A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DOURADOS, M.S.
Rosemar Borges Rosendo

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


O presente trabalho é um relato de experiência desenvolvido pela professora Rosemar Borges Rosendo, na Escola Municipal professora Clori Benedetti de Freitas, assistido pela Coordenadora local do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), do Município de Dourados Luci Troian, numa parceria com a SEMED/UFMS/MEC, no ano de 2014. O PNAIC tem como objetivos: Garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental; Reduzir a distorção idade – série na Educação Básica; Melhorar o IDBE; Contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos/as professores/as alfabetizadores/as; Construir propostas para a definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos três primeiros anos do ensino fundamental. Desta forma, e tendo em vista que Sequências didáticas “são os dispositivos de organização dos conteúdos a serem „didatizados‟ sobre uma prática de referência” (Nascimento, 2009, p. 69), e constituem-se em projetos de comunicação que ajudam a dar sentido à aprendizagem, pois por meio delas a escrita é colocada “no lugar social que lhe corresponde”, (Gonçalves e Barros, 2010, p. 46), as atividades foram distribuídas em dez momentos, sendo as relacionadas à Alfabetização Matemática desenvolvidas do 7° ao 10° momento. A Sequência Didática originou-se da leitura da literatura infantil “O carteiro chegou”, de Janet & Allan Ahlberg, seguida do estudo dos gêneros textuais e atividades inerentes. Na área da Matemática todos os eixos foram abrangidos, perpassando por quase todos os conteúdos programáticos para a série em foco. Os objetivos específicos principais foram compreender e resolver situações problemas por meio de estratégias individuais; Aprimorar o processo de compreensão e resolução de cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão; Ler e interpretar dados contidos em tabelas e gráficos. As atividades matemáticas partiram do princípio de que a multiplicação é a operação inversa da divisão trazendo problematizações envolvendo a divisão, personagens e objetos da história. Foram realizadas suposições e estimativas sobre a altura de personagens, propondo atividades envolvendo medidas de comprimento padronizadas e não padronizadas; Finalizando a Sequência Didática, desenvolveu-se um jogo de trilha numerada, envolvendo adição com e sem reservas, subtração com e sem reagrupamentos, multiplicação e divisão, utilizando o material dourado. A avaliação deu-se em todas as atividades propostas, continuamente, de acordo com os avanços demonstrados, nos quesitos linguagem, leitura, interpretação, escrita, capacidade na resolução de caçulos e situações problemas, participação, organização e interesse. A Sequência Didática atingiu aos objetivos propostos, envolvendo não apenas os alunos público alvo, também e principalmente os alunos com necessidades educacionais especiais, se expandindo a outras séries. Foi um dos trabalhos selecionados a serem divulgados no Seminário de encerramento do PNAIC, em 2014, e vem sendo divulgado nas formações de professores Alfabetizadores da Secretaria Municipal de Educação.

Palavras- chave: Alfabetização Matemática, PNAIC, Ensino Fundamental, Professores.