Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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O ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DA REALIDADE VIRTUAL, SOB A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA: um relato de experiência.
Juliani Lucinda Caldeira Ferreira, José Barreto dos Santos

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


Este artigo propõe apresentar o ensino de geometria, utilizando a realidade virtual como um facilitador desse processo sob vistas da Resolução de Problemas como metodologia de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. Contribuindo com a construção dos conhecimentos matemáticos no 5º ano do ensino fundamental de uma escola estadual pública do município de Ponta Porã – MS, trabalhamos como pressuposto teóricometodológico, o processo de produção da escola pública contemporânea na sociedade capitalista. A partir daí, sugerirmos elementos da metodologia de ensino que acreditamos responder algumas das hipóteses levantadas: que leva o aluno a entender o processo social de produção da sua existência, a partir das categorias históricas que compõem o trabalho educativo, transcendendo este modelo de educação e formar cidadãos críticos conforme acreditamos que essa metodologia seja capaz de auxiliar, em um diálogo com a teoria de Vigotsky sobre a psicologia histórico-cultural em consonância com a teoria da pedagogia histórico crítica de Demerval Saviani. Neste sentido trazer a resolução de problemas como metodologia de ensino caracteriza acreditar que o ensino da matemática nesta perspectiva seja capaz de auxiliar na formação do cidadão, de acordo com os anseios da sociedade, e que o modelo escolar preconizado por João Amós Comenius, seja enfim, transcendida. Tentamos explicar que a produção da escola pública contemporânea passa pela cristalização e engessamento do ensino, concebida no modelo comeniano, que, atrelado à organização da sociedade capitalista não permite que o aluno se sinta parte do mundo escolar, recebendo informações fragmentadas por disciplinas rígidas e que não permitem a descoberta e o pensamento crítico no ambiente de sala de aula. Buscamos, dessa forma, um ambiente propício da aprendizagem efetiva, no qual o aluno se sinta parte desse processo e possa aplicar o conhecimento na sua vida, alcançando, assim, o verdadeiro propósito da educação e culminando na proposta de uma nova organização da escola. Para isso, acreditamos que o ensino da geometria, na disciplina de matemática, aproxima o aluno da vida cotidiana da vida escolar, pois por meio das formas o aluno é capaz de ler o seu ambiente. A pesquisa caminha no sentido da construção de uma sequência didática para propor a metodologia de Resolução de Problemas e ao mesmo tempo investigar se, com a realidade virtual, o aluno é capaz de compreender o conteúdo. Por isso, o trabalho está sendo realizado em duas turmas de 5º ano, concomitantemente. Ao trazer a realidade virtual, por meio da resolução de problemas, propomos trabalhar com questões do cotidiano do aluno, e com conteúdo que estão dentro da sua zona de desenvolvimento proximal, tendo o professor como mediador do processo de conhecimento, mas que o aluno seja capaz de, em grupos, construir o conceito sobre o conteúdo proposto. Ao trabalhar com a geometria, propomos que ela seja feita de forma histórica, em que o aluno compreenda e apreenda o processo de construção de determinado conteúdo. Com isso acreditamos que o aluno seja capaz de compreender o local em que vive, pensando criticamente e aprendendo de maneira integral sobre o conteúdo proposto.

Palavras - chave: geometría, realidade virtual, resolução de problemas, organização do trabalho didático, escola pública contemporânea