Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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INFLUÊNCIA DE ROGERS E AUSUBEL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
João Carlos Leal Cunha

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


Visando relacionar o ensino de Matemática com a Psicologia da Educação, optou-se pela elaboração de uma proposta de ação pedagógica envolvendo os pressupostos teóricos sobre a aprendizagem significativa defendida por Carl Rogers e David Ausubel. O processo metodológico utilizado na pesquisa foi o levantamento bibliográfico por meio de leituras e consultas às diferentes fontes de informações sobre o trabalho desenvolvido pelos teóricos em torno da aprendizagem significativa. A escola, objeto da presente proposta, embora tendo uma boa estrutura física e localização, enfrenta problemas de evasão no período noturno e baixo rendimento de algumas turmas do matutino. Essa problemática é considerada pelos pesquisadores do ensino e aprendizagem como resultado da relação histórica educador-educando, centrada nos procedimentos do professor e no uso do manual didático. Assim, para mudar essa prática tradicional que torna as aulas menos interessantes, é preciso que os docentes utilizem mais os recursos tecnológicos, levar os alunos a pesquisarem os conteúdos propostos, bem como estimular a aprendizagem significativa entre os mesmos. A ação pedagógica apresentada buscou estimular a geração de saberes e o uso de novas tecnologias voltado à produção de conhecimentos na tentativa de relacionar o que o aluno aprende em sala de aula com o que ele vivencia fora dela. Como resultado verificou-se que refletir sobre a Psicologia da Educação a partir da abordagem de Carl Rogers e David Ausubel pode ensejar novas proposições de como o saber matemático pode ser ensinado de forma atrativa ao aluno, estabelecendo novas relações pedagógicas entre quem ensina e quem aprende.

Palavras-chave: Matemática. Aprendizagem significativa. Ação pedagógica.