Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Conferência de abertura

CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DO PROFESSOR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A MELHORIA DA PRÁTICA E DAS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS DOS ALUNOS
Miguel Ribeiro

Comunicação científica e relato de experiência

NARRATIVAS COMO FONTE PARA REFLEXÃO SOBRE A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maiara Cristina de Carvalho, Suellen Rita Andrade Machado, Marianna Florentina Alves de Oliveira Drummond
AS BARRAS ADAPTADAS DE CUISENAIRE COMO MEDIADORAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE UM ALUNO CEGO
Marianna Florentina Alves de Oliveira Drummond
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO REVELADO POR PROFESSORES EM UMA TAREFA DE CLASSIFICAÇÃO E DEFINIÇÃO DE POLIEDROS
Milena Soldá Policastro, Juscier A. Marmore de Melo, Alessandra Rodrigues de Almeida, Miguel Ribeiro
AS PONTENCIALIDADES DA MODELAGEM MATEMATICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Debora Coelho de Souza, Claudia Carrera da Rosa
A MODELAGEM MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL: RELAÇÕES ESTABELECIDAS EM UM PRIMEIRO CONTATO
Estevão Ovando Neto, Claudia Carreira da Rosa
O ENSINO DE MATEMÁTICA E A ETNOMATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE PARA FRONTEIRA
Bianca Rodrigues Marcelino Alexandre, Claudia Carreira da Rosa, Francimar Gomes de Oliveira Junior, Tchaila Regina Santino Tomascheski
Ludicidade e História da Matemática: Possibilidades Estratégicas para o Ensino de Matemática
Camila Gonçalves Ribeiro, Gabrielly Pedroso, Jefferson Martins Fernandes, José Wilson dos Santos, Kelvin Gimene Ximenes
UM CONJUNTO VAZIO: ELEMENTOS DA RELAÇÃO MATEMÁTICA-EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Renata Rodrigues Souza, José Wilson dos Santos
LUDICIDADE E ENSINO DE MATEMÁTICA: FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS NA INVENÇÃO DA INFÂNCIA
José Wilson dos Santos, Juliana Medeiros Nunes, Mariele Ortega Vieira, Dieine Jaqueline Afonso, Renata Rodrigues Souza
COMPREENSÕES SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – UMA ANÁLISE DESTE CAMPO NA PERSPECTIVA DE AUTORES E EDITORES DE LIVRO DIDÁTICO
Bruno de Souza Alves, José Wilson dos Santos
A MATEMÁTICA COMO FERRAMENTE PARA A CONSTRUÇÃO DE VERDADES: SOBRE ESTATÍSTICA E GOVERNAMENTO
José Wilson dos Santos, Juliane Medeiros Nunes, Mariele Ortega Vieira, Dieine Jaqueline Afonso, Renata Rodrigues Gonçalves
COLOCANDO EM PRÁTICA A ANTECIPAÇÃO DE AULAS SOBRE FUNÇÕES NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO: REFLEXÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Renata Viviane Raffa Rodrigues, Ana Flavia Ferreira Silva, Maria Aparecida dos Santos, Paulo Mallan Gomes de Araujo
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA VISÃO DE FUTUROS PROFESSORES
Renata Viviane Raffa Rodrigues
O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS A PARTIR DE SEUS DIVERSOS SIGNIFICADOS
Clissia Fernandes Mendes, Mariana Teixeira, Renata Viviane Raffa Rodrigues
TAREFA DOS QUADRADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO EXPLORATÓRIO
Juliana Medeiros Nunes, Mariele Ortega Vieira, Daniela Oliveira da Silva, Dieine Jaqueline Afonso, Renata Viviane Raffa Rodrigues
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO EXPLORATÓRIO DE SISTEMAS LINEARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
João Pedro Azevedo Cruz, Mariana Fanhani Renovato, Renata Viviane Raffa Rodrigues
REFLEXÕES E RELATOS DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Carla Gabrielle da Silva Souza, Valéria Aparecida Lima Rodrigues
IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO DURANTE A DOCÊNCIA
Valéria Aparecida Lima Rodrigues, Carla Gabrielle da Silva Souza
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS DE MATEMÁTICA
Maria Aparecida Mendes de Oliveira, Heiracles Mariano Dias Batista
DAS DIRETRIZES NACIONAIS À PRODUÇÃO CURRICULAR DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA – TEKO ARANDU, HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA
João Carlos Pereira de Moraes, Maria Aparecida Mendes de Oliveira
EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS, NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: BRASIL E COLÔMBIA
Carolina Tamayo Osorio, Maria Aparecida Mendes de Oliveira
COMO AS PRÁTICAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO DOCENTE
Andressa Silva Cavalcante, Cintia Melo dos Santos
UM ESTUDO DO CONTEÚDO DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS EM UM LIVRO DIDÁTICO SOB A LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO – TAD.
José Terêncio Neto, Cintia Melo dos Santos
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE DOS PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM OS RECURSOS
Tatiani Garcia Neves, Cintia Melo dos Santos
DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Tatiani Garcia Neves, Cintia Melo dos Santos
UM OLHAR PARA AS PESQUISAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Maria de Fátima Rodrigues de Souza, Cintia Melo dos Santos
O USO DO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DOS SÓLIDOS GEÓMETRICOS
Francielly da Rocha Figueiredo, Cintia Melo dos Santos
O AUXILIO DAS PRATICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR
Ellen Lacerda, Cintia Melo dos Santos
A ÁLGEBRA LINEAR NO CURSO DE NÍVEL SUPERIOR EM MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO ETIOLÓGICA DAS DIFICULDADES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Andressa Silva Cavalcante, Tiago Dziekaniak Figueiredo
TRABALHANDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS
Anderson Afonso Alves
CONCEPÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONSCIÊNCIA E INTELIGÊNCIA
Mirlene Ferreira Macedo Damazio
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA PROFESSORES DO QUINTO ANO
Daniela Flores Teixeira, Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
PROBABILIDADE E O SEU ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REVELADOS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro, Angelica da Fontoura Garcia Silva, Ruy César Pietropaolo
GRUPO DE ESTUDOS NA ESCOLA: (RE)SIGNIFICANDO OS CONHECIMENTOS DOCENTES SOBRE O CONCEITO DE ÁREA E ATRIBUINDO SIGNIFICADO AO USO DO TANGRAM NA SALA DE AULA
Angelica da Fontoura Garcia Silva, Mirtes de Souza Miranda, Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro
AS APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DOCENTE DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICAS EM UM ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DA FE/UNICAMP
Jenny Patricia Acevedo Rincón
HABILIDADES E PROCESSOS DE VISUALIZAÇÃO DESENVOLVIDOS COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICAS NO ENSINO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS.
Jenny Patricia Acevedo Rincón, Campo Elías Flórez Pabón
BARALHO DAS FRAÇÕES EQUIVALENTES
Karolain Korte, Jessica Carvalho
A LINGUAGEM ENQUANTO COMPONENTE NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Flavia Ferreira Barbosa
MATEMÁTICA E CIÊNCIA: O CASO DE THOMAS HOBBES
Campo Elías Flórez Pabón
CONTROLE, AVALIAÇÃO E MATEMÁTICA
Campo Elías Flórez Pabón
A CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE DISCALCULIA
Cintia da Silva Mascarin, Edvonete Souza de Alencar
CONFECÇÃO DAS BONECAS TIPO ABAYOMIS NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA
Vanessa Aparecida da Silva Caetano, Edvonete Souza de Alencar
JOGOS INFANTIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA INSTITUIÇÃO DA CIDADE DE ITAPORA
Leticia Guisso Ferreira, Edvonete Souza de Alencar
A FRAÇÃO EM PESQUISAS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Giovanna Ellen de Oliveira Boni, Edvonete Souza de Alencar
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SALAS AMBIENTES
Lucelia da Silva Cavalcanti, Edvonete Souza de Alencar
APRENDENDO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE UMA LITERATURA CONTADA COM O AUXÍLIO DA SAIA LITERÁRIA
Ana Paula Bolsan Sagrilo, Adrielly Soares Silva, Edvonete Souza de Alencar
Os objetos trigonométricos no ensino médio
Jonas da Silva Melo, Edvonete Souza de Alencar
DIFERENTES OU IGUAIS? PRA MIM TANTO FAZ! – UMA AÇÃO PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR EM UMA SALA DE 5º ANO
Ana Paula Pachega Albuquerque
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: ALUNOS COM CEGUEIRA E BAIXA VISÃO EM FOCO
Eunice Moreira dos Santos, Mirlene Ferreira Macedo Damazio
UMA DISCUSSÃO SOBRE ATIVIDADES QUE PREPARAM PARA O CÁLCULO MENTAL A PARTIR DE UM MINICURSO
Jessica Serra Correa da Costa, Janielly Taila dos Santos Verbisck, Marilena Bittar, Tatiani Garcia Neves
CANTIGAS DE RODA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Giovanna Amorim Maciel
O PEDAGOGO E A MATEMÁTICA
Camila Luz
JOGOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Juliana da Silva Lourenção, Janaina da Silva Lourenção, Eulalia Cristina Cavalcanti Santolião
O PNAIC E A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DOURADOS, M.S.
Rosemar Borges Rosendo
O ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DA REALIDADE VIRTUAL, SOB A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA: um relato de experiência.
Juliani Lucinda Caldeira Ferreira, José Barreto dos Santos
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANCHIETA DE VILA FORMOSA-MT (1965-1974)
Camila de Paula Bicudo, Alessandra Cristina Furtado
ESTUDANDO A PEDAGOGIA MONTESSORIANA E SEU MÉTODO PEDAGÓGICO
Camila de Paula Bicudo, Luiza Ferreira Vida
A MATEMÁTICA PRESENTE NA CONSTRUÇÃO DO ARCO E FLECHA GUARANI
Robson Rodrigues
INVESTIGAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Sidney Cherman Zolabarrieta Costa, Glenda Peres Salbatierre
MODELAGEM MATEMÁTICA NA FÍSICA: RELATO DE EXPERIENCIA NO ENSINO SUPERIOR
Francimar Gomes de Oliveira Júnior, Anderson Luis Guirardi
ESTUDO DAS SEÇÕES CÔNICAS A PARTIR DAS ESFERAS DE DANDELIN, UTILIZANDO RECURSOS DOS SOFTWARES WINGEOM E GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO
Adriana de Fátima Vilela Biscaro, Ana Maria Vilella Grecco
ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU ATRAVÉS DE SITUAÇÕES GEOMÉTRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Wagner Rodrigues da Silva
FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS NO ENSINO MÉDIO: EXPLORAÇÕES POSSÍVEIS NA CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE FUNÇÃO
Wagner Rodrigues da Silva
NÚMEROS RACIONAIS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM BASE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Larissa Beatriz Molgora, Glauce Kelly Souza de Oliveira
UMA PROPOSTA DE ENSINO NA ÁREA DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS E SABERES PRESENTES NA CONSTRUÇÃO DA CASA DE REZA KAIOWÁ NA ALDEIA PANAMBIZINHO, MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS
Ivanuza da Silva Pedro, Heiracles Mariano Dias Batista
UMA ANÁLISE DE ERROS DE UMA ATIVIDADE DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Rafaela Arcas de Oliveira
REFLEXÃO SOBRE AS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Célia de Souza Silva
O ESTÁGIO COMO PORTA DE ENTRADA DE UM NOVO PENSAR
Gessica Cristina Franzmann
OBMEP NA ESCOLA TOMAZIA VARGAS NO MUNICÍPIO DE TACURU- MS
Jaquelino Fernandes
A HISTÓRIA DOS DETERMINANTES COMO SABER ESCOLAR
Késia Caroline Ramires Neves, Lariane Carolina Gonçalves Alcara
O COMÉRCIO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS NA ALDEIA POTRERO GUASSÚ NO MUNICÍPIO DE PARANHOS-MS, NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E PARAGUAI
Matilde Gomes
AS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CÁLCULO DE ÁREA NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA NA ALDEIA AMAMBAI-MS
Luzinete Benites
O JOGO DE MATEMÁTICA COMO RECURSO PARA DESENVOLVIMENTO COGNITTIVO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CONSTRUÇÃO NA CIDADE DE CAARAPÓ/MS
Luciene Barbosa Vitor Lima
OS “IMPOSSÍVEIS” DIÁLOGOS ENTRE A BIOLOGIA E MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
Janielle da Silva Melo da Cunha, Jéssica Maurino dos Tamaeh Monteiro Alfredo, Aldrin Cleyde da Cunha

Minicurso

USO DAS BARRAS DE CUISENAIRE NO ENSINO DAS OPERAÇÕES DO CAMPO ADITVO E MULTIPLICATIVO
Marianna Florentina Alves de Oliveira Drummond
ENSINO APRENDIZAGEM DE MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS LINEARES ATRAVÉS DA PLANILHA EXCEL
Jesiel Souza da Rocha
JOGOS MATEMÁTICOS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ester Tonete Triacca
GEOMETRIZAR: ATRIBUINDO SIGNIFICADOS ÀS PRODUÇÕES DOS ALUNOS
Juscier A. Marmoré de Melo, Milena Soldá Policastro, Miguel Ribeiro, Alessandra Rodrigues de Almeida
MODELAGEM MATEMATICA UMA POSSIBILIADE PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Claudia Carrera da Rosa, Debora Coelho de Souza, Francimar Gomes de Oliveira Junior, Bianca Rodrigues Marcelino Alexandre, Estevão Ovando
ARITMÉTICA NO SISTEMA POSICIONAL DE NÚMEROS
Marcelo Salles Battarce, Flavia Ferreira Barbosa, Juliani Lucinda Caldeira Ferreira, Mariana Aguiar da Silva, Alan Francisco de Souza Gonçalves, Helena Alessandra Scavazza Leme, João Carlos Leal Cunha
RAZAO E PROPORCAO – UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR COM ALUNOS SURDOS
Camila de A. Cabral Romeiro, Eliane A de Souza Pires Pinto

Poster

A EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO CAMPO DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM MAPEAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
Renata Rodrigues Souza, José Wilson dos Santos
“CONTANDO COM OS DEDOS DE UMA MÃO”: A ADAPTAÇÃO DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIA
Daniela Oliveira da Silva, Deiene Jaqueline Afonso, Juliana Medeiros Nunes, Marieli Ortega Vieira, Renata Viviane Raffa Rodrigues
O PLANEJAMENTO DE AULAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIO PARA O ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO LINEAR
Natália Iryna de Sant Ana Brandão, Jessica Maciel Matuoka, Renata Viviane Raffa Rodrigues
O ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EJA
Victor Johnny B Brites, Renata Viviane Raffa Rodrigues
RELAÇÕES ENTRE O ENSINO, A APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO E A INTERMEDIAÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS DO PROFESSOR DE APOIO
Henrique Mantovani da Silva, Renata Viviane Raffa Rodrigues
O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A PERSPECTIVA DOS LICENCIANDOS
Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmasio, Tiago Dziekaniak Figueiredo
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
Adrieli Medeiros Nunes, Tiago Dziekaniak Figueiredo
A ÁLGEBRA LINEAR NO CURSO DE NÍVEL SUPERIOR EM MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO ETIOLÓGICA DAS DIFICULDADES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Andressa Silva Cavalcante, Tiago Dziekaniak Figueiredo
INFLUÊNCIA DE ROGERS E AUSUBEL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
João Carlos Leal Cunha
A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM O PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESORES DE MATEMÁTICA
Francielly da Rocha Figueiredo
AS PROPRIEDADES DA MULTIPLICAÇÃO UTILIZANDO A TABELA PITAGÓRICA: UMA VISÃO PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM E MEMORIZEM A TABUADA
Erika da Silva
POSSIBILIDADES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A DIFERENÇA EM UM UNIVERSO DE ESTABELECIDOS
Luciane Clementino Pereira Aguillar, Morgana de Fátima Agostini Martins
DESCOBRINDO O NÚMERO
Jessica Carvalho

Palestra de encerramento

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS ZONAS DE PERFIL CONCEITUAL DE EQUAÇÃO: RELAÇÕES COM O HORIZONTE DO CONTEÚDO E AS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE
Claudia de Oliveira Lozada


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .