Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições

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EDUCAÇÃO INFANTIL INDÍGENA E AS LEIS QUE GARANTEM ESTE DIREITO
Renata Silva de Souza, Marta Coelho Castro Troquez

Última alteração: 2016-10-28

Resumo


Este artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia[1], que teve como temática a educação infantil de crianças indígenas. A partir dos aportes da pesquisa qualitativa, procuramos investigar o que vem sendo discutido sobre a educação infantil indígena e como a comunidade indígena de Dourados vem se posicionando diante disso, especialmente, no que diz respeito à necessidade da oferta da Educação Infantil dentro da Reserva Indígena de Dourados, MS (RID). Para fundamentar a pesquisa, fizemos um estudo sobre a temática da educação escolar indígena e as Leis e diretrizes curriculares. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas abertas na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatú, situada na RID, onde foram entrevistadas 36 mães, um pai, 4 gestores, um diretor, uma coordenadora e 3 professores. Os resultados confirmam a necessidade do oferecimento de educação infantil das crianças indígenas da Reserva Indígena de Dourados.

Palavras-chave: Educação escolar indígena; Educação Infantil Indígena; Pré-Escola.


[1] Sob a orientação da Professora Doutora Marta Coelho Castro Troquez.

 


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