Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições

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EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NOS MUNICÍPIOS DE AMAMBAI (MS), CAARAPÓ (MS) E DOURADOS (MS): GEOGRAFIAS MENORES COMO POTENCIALIDADE PARA DIÁLOGOS INTERCULTURAIS
Solange Rodrigues da Silva, Flaviana Gasparotti Nunes

Última alteração: 2016-10-28

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo central analisar as práticas dos professores de Geografia atuantes nas escolas indígenas dos municípios de Dourados (MS), Caarapó (MS) e Amambaí (MS) na tentativa de apontar possíveis geografias menores (derivas minoritárias dessas práticas) como potencialidades para a efetivação da educação intercultural. Visando contribuir para a reflexão sobre a educação intercultural, por meio da análise de práticas e percursos educativos desenvolvidos na área de Geografia, analisamos as propostas pedagógicas das escolas indígenas desses municípios e Identificamos, nas aulas de Geografia das escolas indígenas estudadas, a existência (ou não) de práticas e percursos educativos que se caracterizem como possíveis geografia menores. Para atingirmos os objetivos acima propostos, realizaremos como procedimentos metodológicos o levantamento e estudo bibliográfico sobre o tema; análise dos principais referenciais curriculares sobre educação escolar indígena no Brasil; identificação e mapeamento das escolas indígenas,  levantamento e análise dos projetos pedagógicos das escolas, realização de entrevistas semi-estruturadas com coordenadores pedagógicos e professores de Geografia das escolas indígenas, acompanhamento in loco das aulas de Geografia nas escolas indígenas dos municípios pesquisados; Como esta é uma pesquisa ainda em desenvolvimento, apresentamos nesse artigo, apenas parte da análise realizada até o presente momento.

 

Palavras-chave: Educação Intercultural, Geografia Menor, Escolas Indígenas.


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