Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições

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ENSINO DE LÍNGUAS NA ALDEIA TE'ÝIKUE, CAARAPÓ, MS
Rosileide Barbosa de Carvalho, Adriana Oliveira de Sales

Última alteração: 2016-10-26

Resumo


Essa comunicação tem como objetivo apresentar o Ensino de Línguas na Aldeia Te’ýikue de Caarapó. Essa pesquisa tem início com o diagnostico apresentado em 1997, que apontava a repetência 47% e abandono 28% estudantes nas escolas da reserva indígena, esse panorama se confirma até os dias atuais. Esse é resultado de uma proposta de uma educação escolar pensada a partir de pensamento não indígena, o processo integracionista e assimilacionista por qual passaram os povos Guarani e Kaiowá, podemos destacar que há uma “guerra linguística” entre língua indígenas e língua portuguesa. Por essa razão, venho discutir como está o ensino de língua indígenas e língua portuguesa nessa aldeia. E ainda, apontar como se poderia pensar um ensino que valorize a língua materna e insira a língua indígena de fato onde ela deve estar, como segunda língua.

 

Palavras-chave: Ensino de Línguas, Escola Indígena, Metodologias de ensino


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