Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições

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Conhecimento Tradicional e Conhecimento Cientifico: deferentes formas de Conhecimentos na Formação de Professores Indígenas
Maria Aparecida Mendes de Oliveira

Última alteração: 2016-10-26

Resumo


O diálogo entre os conhecimentos tradicionais (conhecimentos indígenas) e os conhecimentos científicos (acadêmicos, escolarizados), e a influência destes diferentes regimes de conhecimento na formação de professores indígenas Guarani e Kaiowá que atuarão nas escolas indígenas, se configuram como ponto de interesse deste trabalho. O espaço de formação inicial de professores indígenas e a reflexão das ações desenvolvidas neste espaço pressupõe a formação do professor como pesquisador de suas próprias práticas. Possibilita uma compreensão sobre diferentes aspectos no ensino e na aprendizagem no contexto da escola indígena. Dentre estes aspectos está à escolha de quais conhecimentos serão valorizados na escola. No entanto, a forma de organização das escolas indígenas presentes nestas comunidades requerem outras formas de organização do espaço/tempo de aprendizagem. Isso é elemento importante para refletirmos sobre  como circulam diferentes regimes de conhecimento na formação de professores indígenas. E para refletir sobre de que maneira estes conhecimentos interferem na prática destes professores nas escolas indígenas de suas comunidades. Assim este trabalho busca uma reflexão, inicial, sobre dilemas enfrentados atualmente em diferentes cursos específicos (interculturais) de formação de professores indígenas, em diferentes regiões do país, para promover a educação intercultural e bilíngue nas escolas indígenas. Trazemos para reflexão duas falas de professores, egressos da Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu, que evidenciam estes dilemas que envolvem a relação entre conhecimentos tradicionais e conhecimentos científicos, na formação de professores indígenas.

 

Palavras chave: conhecimentos tradicionais; conhecimentos científicos; regimes de conhecimento.


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