Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições

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ENTRETEMPOS: OS JOVENS KAIOWÁ E GUARANI E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA
Célia Maria Foster Silvestre

Última alteração: 2016-10-24

Resumo


A comunicação propõe reflexões a respeito da categoria de juventude entre os Kaiowá e Guarani e do envolvimento dos seus jovens na educação escolar indígena, a partir da pesquisa “Entretempos: experiências de vida e resistência entre os Kaiowá e Guarani e partir de seus jovens”, desenvolvida no período de 2007 a 2011, junto ao programa de Pós Graduação em Sociologia, nível doutorado, da FCL/UNESP/Araraquara/SP. A intenção, com a pesquisa, foi contribuir para a interlocução com a temática juvenil, direcionando as discussões para a especificidade das questões da juventude junto aos povos indígenas. A pesquisa foi desenvolvida a partir do método etnográfico e incorporou a análise de fontes escritas, como avaliações de curso, planos de aula, documentos oficiais e oficiosos, narrativas ocorridas em contextos públicos e as muitas conversas com pessoas, jovens ou não. O terreno de pesquisa foi o Curso Normal Médio – Formação de Professores Guarani e Kaiowá - “Ára Verá” e o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena “Teko Arandu”, contando com a contribuição dos jovens professores Guarani e Kaiowá, especialmente da Aldeia Te’ýikue, município de Caarapó, Mato Grosso do Sul.

 

Palavras-chave: Guarani e Kaiowá; Juventude; Educação escolar indígena.


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