Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA A INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Francieli Oliveira Meira

Última alteração: 2016-10-31

Resumo


O presente artigo demostra práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia em escolas indígenas Terena de Nioaque/MS. Resultado de pesquisa que realizamos na Terra Indígena de Nioaque sobre o ensino de Geografia, em que o nosso objetivo foi verificar como ocorrem a construções dos conhecimentos geográficos nas salas de aulas e analisar como o ensino de Geografia vem sendo desenvolvido nessas escolas. Desta forma foi preciso um mergulho no local de atuação dos professores de Geografia. Sendo assim, selecionamos algumas práticas desenvolvidas por uma professora pesquisada. Apresentaremos alguns desenhos que foram realizados por alunos do Ensino Fundamental, que trazem cenas do cotidiano das aldeias Terena de Nioaque/MS aproximando da discussão sobre o conceito de lugar. Pelas imagens selecionadas, percebemos que os alunos procuram demonstrar diferentes lugares na aldeia: a escola, o posto de saúde, a roça, o rio e a pesca, as frutas, entre outros, e suas significações. Nesses desenhos estão presentes as relações estabelecidas com o seu lugar, o que influencia diretamente na formação da identidade desses sujeitos. Observamos nessas imagens a disposição dos lugares e os acontecimentos cotidianos vivenciados pelos alunos.  Acreditamos que esses elementos contribuem significativamente para o ensino de Geografia, quando trabalhado pelo professor. Os desenhos apresentados foram elaborados por alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) no decorrer de um trabalho realizado pela professora de Geografia durante a semana de comemorações do Dia do Índio. Nesse trabalho, os alunos deveriam demonstrar os diversos lugares da aldeia e o cotidiano da comunidade, para posterior exposição em um mural na escola. O objetivo era fazer uma apresentação das aldeias para os visitantes, que iriam assistir às diversas apresentações realizadas no decorrer da comemorações.

 

Palavras-chave: Ensino de Geografia; Terena; Lugar; Interculturalidade

Texto completo: Resumo  |  Trabalho Completo