Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Seminário Internacional Etnologia Guarani: redes de conhecimento e colaborações

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A COMUNIDADE KAIOWÁ E GUARANI DE JARARÁ E AS RELAÇÕES COM O SISTEMA DE ENSINO E O PODER PÚBLICO
Marlene Gomes Leite, Levi Marques Pereira

Última alteração: 2019-12-16

Resumo


O artigo se discute as percepções dos diversos interlocutores envolvidos na rede de relações entre indígenas e não indígenas desenvolvida em torno da escola Mbo’ero Arandu’i, da aldeia Jarará, no município de Juti, MS. O material etnográfico se baseia na pesquisa de mestrado da primeira autora, orientada pelo segundo autor, na qual se adotou a abordagem teórica do ator-rede, nos termos propostos por Latour. Os resultados da pesquisa permitiram explicitar a diversidade de perspectivas e controvérsias sobre a educação escolar em Jarará, bem como situar e discutir a pluralidade das relações estabelecidas em torno da escola por uma complexa rede de agentes, envolvendo relações política internas à comunidade e entre indígenas e os diversos agentes públicos e indigenistas.

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