Encontro Científico da Semana Acadêmica de Relações Internacionais - UFGD
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Encontro Científico da IX Semana Acadêmica de Relações Internacionais da UFGD
outubro 23, 2019 – outubro 26, 2019A IX Semana Acadêmica de Relações Internacionais da UFGD visa promover a discussão sobre relevantes temáticas do campo das Relações Internacionais, sobretudo as quais encontramos no estado de Mato Grosso do Sul: Direitos Humanos e Integração. Tais eixos serão abordados sob uma perspectiva que destaca os mais diferentes níveis de análise, entrelaçando demandas e problemática locais às globais.
O curso de Relações Internacionais da UFGD, por estar situado em uma região de fronteira, destaca-se na função de proporcionar debates com o intuito de conseguir possíveis soluções para a região e, com isso, impactar de modo positivo na resolução de conflitos e divergências.
Assim sendo, a IX SARI representa uma oportunidade para fortalecer a discussão de temas pertinentes na agenda da Política Internacional, destacando uma região que se distância geograficamente dos grandes centros produção científica. Durante os 03 dias de evento, os congressistas terão a disposição as mais diferentes atividades, como palestras, minicursos e apresentações de trabalhos acadêmicos, todas estas com o objetivo de ressaltar importantes temas do cenário internacional.
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Encontro Científico da VIII Semana Acadêmica de Relações Internacionais
outubro 25, 2019 – outubro 27, 2019A 8ª Semana Acadêmica de Relações Internacionais da UFGD busca promover o debate sobretemas relevantes para o campo das Relações Internacionais, como Povos Indígenas,Migrações, Comércio Exterior, Integração Regional e Fronteiras. Tais assuntos serãoabordados por uma perspectiva que considera os diferentes níveis de análise, conectandodemandas e questões locais às temáticas globais. O curso de Relações Internacionais daUFGD, por estar localizado em uma região de fronteira-locuspropício para odesenvolvimento de relações econômicas, culturais e sociais entre as nações-destaca-se nafunção de desenvolver capacidades que auxiliem na internacionalização dos setores público eprivados da região. Nesse sentido, a Semana Acadêmica representa uma oportunidade parafortalecer a discussão de temas da política internacional em um ambiente que se distanciageograficamente dos grandes centros produção científica da área. Para isso, serão realizadasdiferentes atividades como palestras, mesas redondas, minicursos e apresentações de trabalhos no Encontro Científico.A 8ª SARI da UFGD aconteceu entre os dias25 e 27 de Outubro de 2017. -
Encontro Científico da X Semana Acadêmica de Relações Internacionais - UFGD
novembro 4, 2019 – novembro 8, 2019
Colóquio de Psicologia, Educação e Trabalho
O I Colóquio Psicologia, Educação e Trabalho: Construindo diálogos inclusivos em diferentes contextos de desenvolvimento humano ocorrerá em Dourados, MS, de 25 a 26 de abril de 2019. É organizado pelo Grupo de Pesquisa Psicologia, Educação e Trabalho: Inclusão em contextos de desenvolvimento (GEPETIn-Contextos) em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. O evento visa reunir pesquisadores, acadêmicos e profissionais que lidam com a produção e uso de conhecimento nos processos de desenvolvimento humano nos contextos educacionais e de trabalho, apoiados nos princípios da educação inclusiva, da pluralidade de trajetórias acadêmicas e profissionais e da promoção do bem-estar no trabalho. Com esta iniciativa, o debate que se propõe possui um caráter teórico-metodológico inovador, pautando-se no diálogo entre áreas, contextos e atores sociais distintos, possibilitando assim a ampliação de paradigmas existentes na tentativa de melhor compreender os processos de desenvolvimento e as práticas humanizadoras e promotoras de desenvolvimento e bem-estar. Espera-se ainda fortalecer a produção acadêmica e profissional da Psicologia da região Sul-Mato-Grossense por meio de desafios teóricos-metodológicos emergentes nestes contextos, estimulando interlocuções entre investigadores, estudantes, professores e profissionais que atuam com processos de desenvolvimento humano.
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I Colóquio de Psicologia, Educação e Trabalho: construindo a inclusão em diferentes contextos
abril 25, 2019 – abril 26, 2019
Simpósio e Semana Acadêmica de Nutrição da UFGD
O Simpósio e a Semana Acadêmica de Nutrição da UFGD terão como objetivos promover o diálogo entre docentes, discentes, técnicos, profissionais da área da saúde e afins e a comunidades, com discussões no âmbito regional, ampliando, assim, o conhecimento científico e troca de experiências. Trata-se de um evento organizado por docentes e acadêmicos do curso de Nutrição que contemplará atividades teórico-práticas das grandes áreas de atuação do nutricionista. Entre as atividades propostas, destacam-se palestras, minicursos, exposição de trabalhos científicos (pôster e oral) e mesa de diálogo acerca dos diversos tópicos abordados em alimentos e nutrição. Além disso, o evento oportunizará a articulação entre as instituições regionais, com o desenvolvimento de atividades que incentivem a interdisciplinaridade e a pesquisa.
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v. 2 n. 2: XI Simpósio e IV Semana Acadêmica de Nutrição da UFGD
setembro 24, 2019 – setembro 27, 2019O XI Simpósio e a Semana Acadêmica de IV Nutrição da UFGD terão como objetivos promover o diálogo entre docentes, discentes, técnicos, profissionais da área da saúde e afins e a comunidades, com discussões no âmbito regional, ampliando, assim, o conhecimento científico e troca de experiências. Trata-se de um evento organizado por docentes e acadêmicos do curso de Nutrição que contemplará atividades teórico-práticas das grandes áreas de atuação do nutricionista. Entre as atividades propostas, destacam-se palestras, minicursos, exposição de trabalhos científicos (pôster e oral) e mesa de diálogo acerca dos diversos tópicos abordados em alimentos e nutrição. Além disso, o evento oportunizará a articulação entre as instituições regionais, com o desenvolvimento de atividades que incentivem a interdisciplinaridade e a pesquisa.
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v. 1 n. 1: X Simpósio e III Semana Acadêmica de Nutrição da UFGD
dezembro 19, 2018 – dezembro 20, 2018X SIMPÓSIO E III SEMANA ACADÊMICA DE NUTRIÇÃO DA UFGD
SICONF - Simpósio de Contabilidade e Finanças da UFGD
IX SICONF - Simpósio de Contabilidade e Finanças de Dourados
Tema: Contabilidade e Mercado Financeiro.
Submissão de Artigos: 20/05/2019 até 10/09/2019.
Data do evento: 21/10/2019 até 25/10/2019.
Orientações em breve!
Submissão de artigos com Fast-Track para periódicos nacionais:
- Revista Ambiente Contábil
- Revista de Administração da UNIFATEA
- Revista de Ciências Contábeis da UFMT
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IX Simpósio de Contabilidade e Finanças da UFGD
outubro 21, 2019 – outubro 25, 2019IX SICONF - Simpósio de Contabilidade e Finanças de Dourados
Tema: Contabilidade e Mercado Financeiro.
Submissão de Artigos: 20/05/2019 até 17/09/2019.
Data do evento: 21/10/2019 até 25/10/2019.2ª feira – 21/10
3ª feira – 22/10
4ª feira – 23/10
5ª feira – 24/10
6ª feira – 25/10
*Palestra de abertura com Prof. Dr. Alex Mussoi Ribeiro - UFSC - Contabilidade e Mercados Financeiros
*Palestra Eliseu Severo Nantes - É sócio da Expertise e atua como Financial Advisor da XP Investimentos
*Mesa Redonda: Mercado Financeiro e Agronegócio. Com:
- Mauricio Okabayashi - (Investimentos cooperativos – repres. SICREDI);
- Giuliano AlvesFerreira - Representante BungeMonteverde;
- Cléber Fernandes -Representante Banco do Brasil –Investimentos paraPessoas Físicas;
- Daniel Bento Macedo - Gerente de AgênciaCredicoamo Coamo
**Minicursos:
1- Cleston Alexandre dos Santos - Pesquisa experimental aplicada em contabilidade (UFMS/CPTL)
2- Rafael Todescato - Ativos Biológicos (COOF/UFGD)
3- Robson Benedito Farias - Disclosure ambiental e regressão com dados em painel (PU / UFGD)
4- Guilherme Grigoletti-(Banco Bradesco): Demonstrações Contábeis na Análise de Crédito
5- Cristiane Aparecida Silva - HU/UFGD: Revisão Sistemática e Análise de Redes – Lab 2
6 - Elise Soerger Zaro (FACE / UFGD) - Relato Integrado
7 - Thiago Silva Oliveira (Empresa kryptech) – Como montar uma Carteira de investimentos?
**Apresentação de Trabalhos
*Local: Auditório da UFGD – Unidade 1 (21/10/2019 até 23/10/2019).
** Salas da FACE / UFGD – Unidade 2 (24/10/2019 até 25/10/2019).
Submissão de artigos com Fast-Track para periódicos nacionais:
- Revista Ambiente Contábil
- Revista de Administração da UNIFATEA
- Revista de Ciências Contábeis da UFMT
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VIII Simpósio de Contabilidade e Finanças da UFGD
novembro 5, 2018 – novembro 9, 2018VIII SICONF - Simpósio de Contabilidade e Finanças de Dourados tem o intuito fornecer aprendizagem e conhecimento abordando temas contábeis específicos a fim de alcançar avanços em sua elucidação, aproveitando o tempo da melhor maneira possível, despertando interesse dos profissionais de todas as áreas, para conclusões de extrema relevância para determinadas disciplinas, circunstância que envolve a difusão de trabalhos e integração de cursos.
Profissional 4.0: perspectivas para formação e atuação dos profissionais de contabilidade e finanças na Economia 4.0.
O ensino superior ao redor do mundo vem sendo impactado, como praticamente todas as áreas, pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais observadas na última década. Por trás dessas mudanças verificasse o surgimento de um novo modelo de produção e de interação social, sustentado por diversas tecnologias classificadas como disruptivas e que tem recebido o título de Indústria 4.0 por ser entendido como a quarta revolução industrial.
As chamadas tecnologias disruptivas (internet das coisas – IoT; experiências imersivas – realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista; blockchain; edge e cloud computing; impressão 3d; materiais avançados – novos componentes químicos, catalisadores, supercondutores, novos displays; inteligência artificial – IA para serviços; energia renovável) são exemplos de como o avanço exponencial da tecnologia acelera as transformações em escala global e está cada vez mais presente em nossas vidas pessoais e profissionais.
O evento pretende reunir pesquisadores e profissionais que atuam em contato direto com as mudanças tecnológicas que tem impulsionado a Indústria 4.0 a fim de debater sobre os desafios e oportunidades para a formação e atuação dos profissionais das áreas de contabilidade, controladoria, finanças, sistemas de informações e afins.
Serão abordados temas como Educação 4.0, Inteligência Artificial - IA, Internet das Coisas - IoT, Big Data e Cloud Computing, dentre outras transformações que tem impactado a sociedade e em especial a economia e o mercado de trabalho.
Estará em pauta ainda o papel da Universidade e demais órgãos que atuam diretamente na formação profissional, diante teste cenário.
Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados
Este Congresso é organizado pela equipe de Educadores Matemáticos da Grande Dourados, possuindo parceria com alguns estados como Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e outros
Nosso objetivo e divulgar pesquisas da área de Educação Matemática que estão sendo desenvolvidas no Brasil. Além disso, fortalecer os grupos de pesquisa participantes.
Nosso evento é trienal-
v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados
setembro 13, 2017 – setembro 15, 2017
SELAC - Seminário de Literatura e Arte Contemporânea - e-ISSN: 2594-4681
SOBRE O EVENTO:
A realização do Seminário de Literatura e Arte Contemporânea (SELAC) é uma ampliação das discussões desenvolvidas no âmbito do Grupo de pesquisa “Estudos em Literatura e Arte Contemporânea” e pelos docentes e discentes do Grupo de Estudo InterArtes e do projeto de pesquisa “Simulacros fanopáticos do sujeito latino americano”, ligado à Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) e à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
A iniciativa pretende proporcionar ao participante um conjunto de reflexões e de instrumentos de leitura (de índole essencialmente teórica) que incidam sobre a relação entre diferentes produções discursivas: literária, musical, cinematográfica e pictórica. O diálogo entre a Literatura e outras manifestações artísticas é de fundamental importância para se refletir a sociedade, o ensino e a cultura, tendo em vista a abrangência e pertinência da discussão de Literatura comparada no espaço acadêmico.
O evento estimula reflexão crítica da contemporaneidade no que tange à abrangência das artes na sociedade, além de aguçar as propriedades estéticas das diferentes artes e seus influxos, sendo voltado à estudantes de Letras, de Artes e toda a comunidade.
As discussões mais recentes referentes à ressignificação do conceito de cultura, das novas roupagens literárias e de suas relações com outras artes, vêm ao encontro das preocupações deste evento, que se encontram, acima de tudo, direcionadas para os desafios lançados sobre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária.
Além de suprir a carência desses estudos, o seminário também visa a focalizar as peculiaridades regionais das artes e suas relações com a tradição, suas influências sobre as manifestações artísticas locais, temática de suma importância para nosso tempo em que a disciplina de Literatura vem sendo sistematicamente mitigada na grade comum curricular. Como consequência desse descaso com o ensino da Literatura assistimos a formação de jovens brasileiros ser elaborada apenas a partir de conhecimentos técnicos e práticos, como se apenas disso dependesse a sua constituição subjetiva. É muito apropriado pontuar, nesse momento, que a consciência subjetiva só pode ser estruturada quando se puder limitá-la com o “outro”.
As subjetividades e o diálogo com o “outro” são princípios significativos em uma região fronteiriça como a que se encontra a cidade de Dourados. As peculiaridades dessa região de culturas diversas farão parte das discussões, mantendo o diálogo com a arte e com os sujeitos históricos que a tornam uma espécie de bifurcação cultural. O convívio com as comunidades estrangeiras torna necessário levantar a discussão sobre a identidade nacional, bem como a construção dessa identidade dentro de contextos políticos e sociais complexos. Propomos, um espaço de conhecimento e discussão acerca do universo que nos rodeia, por meio da partilha de experiências das pesquisas desenvolvidas e das práticas pedagógicas por elas norteadas.
O estudo da Literatura e das artes contribui para a formação de um repertório artístico pedagógico interligado ao contexto cultural, não dispensando o alcance da subjetividade e a simbologia da arte como representação do mundo e dos sujeitos que a fazem. Refletiremos sobre a arte na Educação e os espaços apreciativos dados a ela, tanto no ambiente escolar quanto no acadêmico. Nesse sentido serão estudadas e analisadas as relações entre algumas produções literárias e artísticas, mas também alguns dos fundamentos estéticos mais importantes que têm explicado, consentido e legitimado a relação entre a literatura e outras artes, com especial sua incidência sobre a crítica do século XXI.
CONTATO:
interartesufgd@gmail.com
selac.ufgd@gmail.com (apenas na época do evento)
:: Comunicadores:
- São aceitos trabalhos/pesquisas que abordem as seguintes áreas do conhecimento: Letras, Literatura, Linguística, Artes Cênicas, Artes Visuais, Arte Contemporânea, Comunicação, Cinema, Teatro, Dança, Música, Mídias Sociais Digitais, HQ, Pedagogia, Educação, História.
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IV SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2019
abril 24, 2019 – abril 27, 2019O presente Caderno de Resumos se refere às discussões realizadas durante as Sessões de Comunicações Coordenadas do Seminário de Literatura e Arte Contemporânea (SELAC). O SELAC é um projeto de extensão ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), à Faculdade de Comunicação, Artes e Letras(FACALE) e ao Programa de Pós-graduação Mestrado em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O evento é organizado pelo Grupo de Estudo InterArtes desde 2016 e tornou-se uma ampliação das discussões desenvolvidas pelos docentes e discentes do projeto de pesquisa “Literatura e Outras Artes”.
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III SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2018
setembro 29, 2018 – setembro 30, 2018Desde sua primeira edição, em 2016, é perceptível a expansão quantitativa do evento, confirmando a consolidação do SELAC no cenário acadêmico douradense. Em 2016, foram 80 ouvintes. No ano de 2017, 141 participantes, incluindo 40 comunicações. Já em 2018, mais de 20 instituições públicas e privadas estiveram presentes, contando com 66 apresentações de trabalho e um total de 204 participantes. De tal modo que os trabalhos acadêmicos apresentados na terceira edição do SELAC compõem este Caderno de Resumos – Anais 2018, sob o e-ISSN 2594-4681.
Tendo em vista que a universidade deve proporcionar um espaço de conhecimento e discussão acerca do universo que nos rodeia, por meio da troca de conhecimento e de experiências das pesquisas desenvolvidas, esse evento tem se mostrado relevante na “formação necessária à nova geração que terá como trabalhar com textos que combinam e fundem diferentes meios e sistemas de signos, e que poderá então lidar com a maior parte da criação artística do nosso tempo” (CLÜVER, 1997, p. 54).
Eventos como esse são de suma importância para a universidade, pois primam pela integração do ensino, da pesquisa e da extensão. Logo, o SELAC mostra-se necessário para que se atinjam os objetivos de uma universidade aberta ao debate, onde as ações artísticas sejam facilitadas à comunidade interna e externa, bem como por estar direcionado à preocupação relativa aos desafios lançados sobre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária.
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II SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2017
maio 22, 2017 – maio 24, 2017A realização do II SELAC Seminário de Literatura e Arte Contemporânea é uma ampliação das discussões desenvolvidas no âmbito do Grupo de pesquisa “Estudos em Literatura e Arte Contemporânea” e pelos docentes e discentes do projeto de pesquisa “Simulacros fanopáticos do sujeito latino americano”, ligado à Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) e à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A iniciativa pretende proporcionar ao participante um conjunto de reflexões e de instrumentos de leitura (de índole essencialmente teórica) que incidam sobre a relação entre diferentes produções discursivas: literária, musical, cinematográfica e pictórica.
O diálogo entre a Literatura e outras manifestações artísticas é de fundamental importância para se refletir a sociedade, o ensino e a cultura, tendo em vista a abrangência e pertinência da discussão de Literatura comparada no espaço acadêmico. O evento estimula reflexão crítica da contemporaneidade no que tange à abrangência das artes na sociedade, além de aguçar as propriedades estéticas das diferentes artes e seus influxos, sendo voltado à estudantes de Letras, de Artes e toda a comunidade.
As discussões mais recentes referentes à ressignificação do conceito de cultura, das novas roupagens literárias e de suas relações com outras artes, vêm ao encontro das preocupações deste evento, que se encontram, acima de tudo, direcionadas para os desafios lançados sobre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária.
Além de suprir a carência desses Estudos, o evento também visa a focalizar as peculiaridades regionais das artes e suas relações com a tradição, suas influências sobre as manifestações artísticas locais, temática de suma importância para nosso tempo em que a disciplina de Literatura vem sendo sistematicamente mitigada na grade comum curricular. Como consequência desse descaso com o ensino da Literatura assistimos a formação de jovens brasileiros ser elaborada apenas a partir de conhecimentos técnicos e práticos, como se apenas disso dependesse a sua constituição subjetiva. É muito apropriado pontuar, nesse momento, que a consciência subjetiva só pode ser estruturada quando se puder limitá-la com o “outro”.
As subjetividades e o diálogo com o “outro” são princípios significativos em uma região fronteiriça como a que se encontra a cidade de Dourados. As peculiaridades dessa região de culturas diversas farão parte das discussões, mantendo o diálogo com a arte e com os sujeitos históricos que a tornam uma espécie de bifurcação cultural. O convívio com as comunidades estrangeiras torna necessário levantar a discussão sobre a identidade nacional, bem como a construção dessa identidade dentro de contextos políticos e sociais complexos. Propomos, um espaço de conhecimento e discussão acerca do universo que nos rodeia, por meio da partilha de experiências das pesquisas desenvolvidas e das práticas pedagógicas por elas norteadas.
O estudo da Literatura e das artes contribui para a formação de um repertório artístico pedagógico interligado ao contexto cultural, não dispensando o alcance da subjetividade e a simbologia da arte como representação do mundo e dos sujeitos que a fazem. Refletiremos sobre a arte na Educação e os espaços apreciativos dados a ela, tanto no ambiente escolar quanto no acadêmico. Nesse sentido serão estudadas e analisadas as relações entre algumas produções literárias e artísticas, mas também alguns dos fundamentos estéticos mais importantes que têm explicado, consentido e legitimado a relação entre a literatura e outras artes, com especial sua incidência sobre a crítica do século XXI.
Seminário Internacional Etnologia Guarani - e-ISSN: 2526-0863
O Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições emerge da necessidade de encontro e conversas entre pesquisadores indígenas e não indígenas em especial estudiosos e demais interessados sobre os povos falantes da língua guarani. O evento é uma parceria entre a área de ciências humanas da Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Sociocultural – PPGAnt/UFGD. Trata-se de evento conjunto entre a Faculdade Intercultural Indígena – FAIND e a Faculdade de Ciências Humanas – FCH, ambas da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. O público alvo são os alunos do curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu, demais cursos da UFGD, de outras universidades e a sociedade em geral.
O cone sul do Mato Grosso do Sul atualmente é habitado por mais de 50 mil pessoas, Guarani e Kaiowá, distribuídos em dezenas de comunidades e variadas formas de assentamento. Conta com a presença de várias instituições de ensino superior, acessadas por centenas de indígenas na graduação e na pós-graduação. Assim, o estado tornou-se um expoente campo produtor de conhecimento e receptor de pesquisadores de distintas localidades e instituições que buscam produzir conhecimento nas diversas áreas sobre e com os indígenas falantes de guarani, denominados no Mato Grosso do Sul como Kaiowá e Guarani.
Ademais, a Universidade Federal da Grande Dourados comemora em 2016 dez anos da criação do primeiro curso específico para a população indígena Kaiowá e Guarani. Trata-se da Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu, lotada na Faculdade Intercultural Indígena. Esta faculdade conta atualmente com mais de 200 acadêmicos cursistas e cerca de 120 professores kaiowá e guarani licenciados.
Em MS, há 15 anos atrás, não havia um único professor indígena com formação diferenciada. O VII Fórum de Educação Escolar Indígena, reunido na Aldeia Jaguapiru, Dourados – MS, contou com mais de 600 professores indígenas habilitados em cursos de formação de nível superior e médio. A estimativa do Fórum é que há, no estado, 800 profissionais indígenas de diversas etnias atuantes nas escolas indígenas. Este contexto confere relevância à reflexão sobre o papel dos professores indígenas em suas comunidades e os desafios da consolidação de uma educação diferenciada em sintonia com as necessidades das comunidades.
Temos assistido nas últimas décadas o recrudescimento das disputas territoriais com grande impacto sobre as populações indígenas do estado que vivem confinadas em reservas superpovoadas ou em áreas precárias à beira das rodovias, acampamentos e retomadas. Este cenário marca profundamente as especificidades do trabalho de campo em etnologia no Mato Grosso do Sul, pois é preciso considerar as experiências destas populações que afetam a sociedade do entorno e as universidades. A produção de conhecimento junto a comunidades indígenas em Mato Grosso do Sul é constantemente desafiada a contribuir no diálogo entre as iniciativas de intervenção do Estado e as demandas das comunidades.
Este momento de intercâmbio e troca de saberes proporcionará aos acadêmicos e pesquisadores das instituições de ensino e pesquisa e da sociedade em geral, um espaço de diálogos e de intercâmbios de experiências de trabalho de campo e abordagens metodológicas e teóricas.
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II Seminário Internacional Etnologia Guarani: redes de conhecimento e colaborações
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I Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contibuições
outubro 6, 2016 – outubro 8, 2016O Seminário Internacional Etnologia Guarani: Diálogos e Contribuições é um espaço de diálogos e de intercâmbios de experiências de trabalho de campo e abordagens metodológicas e teóricas. Ele emerge da necessidade de troca de saberes entre pesquisadores indígenas e não indígenas e demais interessados sobre os povos falantes da língua guarani.
O cone sul do Mato Grosso do Sul, atualmente, é habitado por mais de 50 mil pessoas das etnias Guarani e Kaiowá, distribuídos em dezenas de comunidades, confinados em reservas superpovoadas ou em áreas precárias à beira das rodovias, acampamentos e retomadas. Nesse sentido, a produção de conhecimento junto a comunidades indígenas no estado é constantemente desafiada a contribuir no diálogo entre as iniciativas de intervenção do Estado e as demandas das comunidades.
Somado a esse cenário, a UFGD comemora, este ano, dez anos da criação do curso específico para a população indígena Kaiowá e Guarani. Trata-se da Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu, lotada na FAIND. A Faculdade conta atualmente com mais de 200 acadêmicos cursistas e já formou cerca de 120 professores kaiowá e guarani licenciados.
O evento é uma parceria entre a área de ciências humanas do Teko Arandu, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia e a Faculdade de Ciências Humanas da UFGD. O público alvo são os alunos da Licenciatura Intercultural Indígena porém o convite à participação se estende aos demais cursos da UFGD, outras instituições de ensino e sociedade em geral.
Anais do Workshop de Pós-Graduação em Zootecnia e Ciência Animal do Estado de Mato Grosso do Sul - e-ISSN: 2525-7048
O Workshop de Pós-Graduação em Zootecnia e Ciência Animal do Estado de Mato Grosso do Sul é um evento anual organizado pelos cursos de Pós-Graduação em Zootecnia e Ciência Animal do estado de Mato Grosso do Sul com o objetivo de integrar os cursos e promover o aperfeiçoamento dos discentes e docentes.
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Anais do V Workshop de Pós-Graduação em Zootecnia e Ciência Animal do Estado de Mato Grosso do Sul - 2018
outubro 3, 2018 – outubro 4, 2018 -
Anais do IV Workshop de Pós-Graduação em Zootecnia e Ciência Animal do Estado de Mato Grosso do Sul - 2017
setembro 28, 2017 – setembro 29, 2017 -
Anais do III Workshop de Pós-Graduação em Zootecnia e Ciência Animal do Estado de Mato Grosso do Sul - 2016
agosto 31, 2016 – setembro 1, 2016

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