Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, Anais do III Workshop de Pós-Graduação em Zootecnia e Ciência Animal do Estado de Mato Grosso do Sul - 2016

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Evolução da cadeia produtiva avícola no Brasil: um comparativo de 2004 à 2013
M.A. Aranda, A.C. Costa, R.G. Garcia, C.R. Favarini, C.H.F. Domingues, I.A. Nääs

Última alteração: 2016-09-20

Resumo


A evolução da cadeia produtiva avícola no Brasil ocorre desde a década de 50 e, através deinvestimento tecnológico, avanços nas áreas de nutrição, melhoramento genético, manejo e sanidade animal, a produção brasileira vem ganhando destaque tanto no mercado interno como no externo. Atualmente, o Brasil ocupa o terceiro lugar na produção mundial de carne de frango, é o segundo maior consumidor e o maior exportador do setor. Esse sucesso se deve também pela integração que ocorre entre a granja e a indústria, proporcionando maior padronização e qualidade do produto final. Desta forma, o objetivo do estudo foi analisar a evolução produtiva da cadeiaavícola no Brasil no período entre 2004 à 2013. O estudo foi realizado da forma descritivoexploratória,com abordagem quantitativa. Os dados utilizados foram os adquiridos através da União Brasileira de Proteína Animal – ABPA e departamento de Agricultura dos Estados Unidos– USDA. Ao longo do período em estudo, foi observado grande aumento na variação da evoluçãoprodutiva da cadeia, com auge no ano de 2011, na qual a produção foi de 13,05 milhões de toneladas. O consumo de carne de frango aumentou cerca de sete quilos de 2004 para 2013, como maior índice observado para o ano de 2011, no qual foram consumidos cerca de 47 quilos decarne por habitante. A exportação permaneceu em ascensão ao longo dos anos, passando de 2.470 milhões de toneladas em 2004 para 3.918 milhões toneladas em 2013. Foi possível observar aconsolidação da cadeia produtiva avícola no Brasil ao longo do período. O país apresenta grande potencial de produção, exportação e consumo da carne de frango e, desde o ano de 2004, vem evoluindo em todos os parâmetros dentro do setor, mantendo a competitividade e qualidade tanto no mercado interno quanto no cenário internacional, com reais chances de expandir suas exportações para mais países.

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