Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, Anais do IV Workshop de Pós-Graduação em Zootecnia e Ciência Animal do Estado de Mato Grosso do Sul - 2017

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Perfil do consumidor de ovos no município de Aquidauana-MS.
Danilo de Souza Sanches, Laura Ramos de Ávila, Rosileide Vilalba Rohod, Roberto Henrique Serra Franco, Eduardo Dionísio Fernandes, Gislaine Cunha de Andrade, Elis Regina de Moraes Garcia

Última alteração: 2018-01-12

Resumo


O ovo tem um grande potencial para ser consumido, pois o fácil acesso à população em termos de preço, além do seu alto valor nutricional, faz deste produto um alimento mais disponível. No entanto, seu consumo está diretamente ligado ao grau de conhecimento das pessoas sobre o seu valor nutricional, bem como mitos de que este produto é prejudicial à saúde. Objetivou-se por meio deste trabalho avaliar o perfil dos consumidores de ovos no município de Aquidauana-MS. Foram entrevistadas 200 pessoas por meio da aplicação de questionário previamente definido nos principais supermercados do município. As variáveis investigadas foram: gênero, nível de formação, renda, preço do produto, sabor, costumes, frequência de consumo, fatores que poderiam levar ao aumento do consumo, aspectos intrínsecos do produto, características e processo produtivo, local de compra e conhecimento dos sistemas de criação. Verificou-se que a maioria dos entrevistados era do sexo feminino (72,5%), com idade entre 21 a 40 anos (47,5%), grau de instrução referente ao ensino superior completo (28%) e renda individual de até três salários mínimos (70%). Constatou-se que 56,5% dos entrevistados consomem ovos três vezes durante a semana e que 44% preferem consumir ovos fritos. Segundo os consumidores, os principais motivos que influenciam no momento da compra de ovos são: preço (24,5%), aspecto externo do ovo (13%), embalagem (5%), higiene (4,5%) e procedência (3%). A maioria dos entrevistados (67%) não se importa com o tamanho do ovo na hora da compra, no entanto, prefere consumir ovos de casca vermelha (65,9%). Os dados demonstraram que um percentual significativo de entrevistados não possui preferências quanto à coloração da gema (60,5%), contudo 54% acham que a cor da gema influencia o valor nutricional do ovo. A maioria dos entrevistados não tem conhecimento sobre o valor nutricional do ovo (70,5%) e 67,5% relataram que o consumo do ovo não faz mal à saúde. Cerca de 69,5% dos entrevistados consomem ovos caipiras pelo fato de apresentar melhor sabor. A maior parte dos consumidores entrevistados (70,8%) não possui qualquer conhecimento sobre o sistema de criação e o bem estar das poedeiras comerciais, contudo, 92,3% afirmaram que essas informações são de suma importância. Com base nos resultados obtidos neste trabalho, conclui-se que no município de Aquidauana o consumo de ovos é relevante e sua aquisição é representada em sua maioria por mulheres na faixa etária de 21 a 40 anos, com renda de até três salários mínimos e grau de instrução referente ao ensino superior completo. No entanto, é evidente a falta de conhecimento dos consumidores sobre os aspectos intrínsecos do ovo, tornando importante que informações sobre os benefícios dos ovos e o sistema de criação voltado ao bem-estar das aves de produção, sejam consideradas nos rótulos das embalagens, assim como nos estabelecimentos de venda deste produto.

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