Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, VIII Simpósio de Contabilidade e Finanças da UFGD

Tamanho da fonte: 
Conceito de estratégia dos acadêmicos dos cursos de administração e ciências contábeis de uma IES maranhense
Iara Jaíne Rambo, Kaique Trindade Pires, Thiago Bruno de Jesus Silva, Luís Antonio Lay, Allison Manoel de Sousa

Última alteração: 2018-12-17

Resumo


O estudo objetivou identificar qual conceito que melhor define estratégia percebida pelos acadêmicos de administração e ciências contábeis. Para tanto, fez se o uso de um questionário, com perguntas fechadas, aos acadêmicos dos cursos de graduação em administração e ciências contábeis de uma instituição de ensino superior do Maranhão. Os dados foram analisados por intermédio da estatística descritiva e multivariada. Como achados do estudo, para os discentes de administração, os conceitos mais associados ao termo estratégia foram: responsabilidade da alta gestão da empresa e fruto de suas decisões; um meio da empresa atingir o sucesso, e; depende das vantagens competitivas da empresa. Já para os discentes de ciências contábeis os conceitos mais associados ao termo estratégia foram: o modo de como a empresa deve estar no mercado e se relacionar com o seu ambiente externo; responsabilidade da alta gestão da empresa e fruto de suas decisões, e; fundamenta-se na coleta e análise das informações da empresa e todos os envolvidos por ela. Diante desse contexto, é possível afirmar que alguns conceitos ainda não demonstram ser claramente definidos como sendo um influenciador na formulação da estratégia organizacional para os estudantes. Também, a dificuldade em traduzir os conceitos que podem ter sido ensinados em sala de aula poderá resultar em dificuldade práticas na elaboração de planos e gestão de estratégias organizacionais. Desta forma, no âmbito acadêmico e social, o estudo contribui em apontar o conhecimento estratégico dos acadêmicos, ao buscar identificar a percepção que os discentes levam para sua prática profissional.

Palavras-chave


Administração. Ciências Contábeis Estratégia. Percepção de Conceitos de Estratégia

Texto completo: PDF