Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, IV SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2019

Tamanho da fonte: 
CONHECIMENTO NA AÇÃO: IMPACTO DA PRIMEIRA OFICINA DO PIBID 2018 COM ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA
Milton Valençuela

Última alteração: 2019-07-24

Resumo


O presente resumo tem como objetivo relatar o primeiro encontro de 23 alunasdo curso de Pedagogia no Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência PIBID2018, por meio de uma oficina envolvendo a cotação de história com desenhos e pinturas apartir do livro de literatura infantil Frida Kahlo para meninos e meninas da ColeçãoAntiprincesas (2015), de Nadia Fink. A metodologia utilizada para a análise dos dados sepauta na análise de conteúdo de Bardin (2011) que suscita como um conjunto de técnicas deanálise de comunicação, com indicadores quantitativos ou não, assim como Franco (2005)menciona o ponto partida dessa metodologia é a mensagem, que pode ser oral ou escrito.Para este resumo a mensagem é a escrita do primeiro diário de aprendizagem das alunaspibidianas do curso de Pedagogia 2018. O referencial teórico está embasado nos estudos deSchön (2000) em que o conhecimento na ação é como um tipo de conhecimento revelado emações inteligentes, a performance real. Já para Imbernón (2005), nas práticas educativasdeve-se haver uma relação estreita e dialética entre a teoria e prática pedagógica. A análisedos dados contou com o auxílio do QSR Nvivo 10 na importação de 23 diários deaprendizagem escritos para interior do software, disponibilizando a consulta de frequência ea contagem das 100 palavras similares, com extensão mínima de 5 letras e o percentualponderado. Dessas palavras originaram as 10 categorias empíricas de análise: Frida (103palavras) que corresponde a (1,35% cobertura de percentual); História (45) e (0,96%);Oficina (37) e (0,68%); Pibidianas (24) e (0,59%); Escola (22) e (0,35%); Recriação (22) e(0,52%); Professoras (21) e (0,58%); Encontro (20) e (0,42); Momento (19) e (0,35);Aprendizagem (6) e (0,19%). Considera-se que o impacto do primeiro encontro das alunaspibidianas do curso de Pedagogia ficou alicerçado na contação de história. A personagem deFrida Kahlo assim como sua história de artista, mulher e ativista política foi efetuada pelaapresentação lúdica e criativa da oficina de formação para futuras ações no decorrer doPIBID 2018.

Texto completo: PDF