Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, IV SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2019

Tamanho da fonte: 
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA PRÁTICA DE ESTIMULAÇÃO DE CONHECIMENTO E CRIATIVIDADE NA EDUCAÇAO INFANTIL
Celia Ortegas de Oliveira, Lilian Raquel Miranda Guanes

Última alteração: 2019-07-24

Resumo


O presente trabalho tem por finalidade discutir a importância da contação dehistória na educação infantil, justifica-se então que a pesquisa surgiu após entrar em contatocom a educação infantil durantes os estágios obrigatórios do curso de Pedagogia daUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS/CPPP). Neste período percebeu-se afalta de prática de leitura dos professores com as crianças, ressaltando-se que é na educaçãoinfantil que acontecem os primeiros passos para formar indivíduos que, futuramente, serãoleitores e interessados na literatura. É por essa colocação que se faz necessário a presença dacontação de histórias nas práticas dos professores, dessa forma, as crianças também terão aoportunidade de ouvirem histórias, desenvolvendo sua autoestima, imaginação e construçãode linguísticas inovadoras e formais. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. Osautores que serviram de embasamento teóricos neste estudo foram aqueles que pontuam aquestão da contação de histórias e como se deve abordar a temática neste processo deeducação infantil como: RCNEI (1998), Cesar (2014), Costa (2018), Moureira (2018), Portoe Porto (2012), Sousa (2014), Souza (2011), Ribeiro (2010), Viana (2013) e Zibernan (2003).Portanto, chegamos à conclusão de que a contação de história propicia a formação deindivíduos leitores, assim como seu desenvolvimento social, cultural e pessoal, despertando aimaginação e a criatividade, como também o gosto pela leitura por parte das crianças. Valeressaltar que a criança terá mais facilidade para compreender a fala e interpretá-la, podendo,então, fazer a recriação com suas próprias palavras e recontar histórias em suas percepções.

Texto completo: PDF