Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, IV SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2019

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O DISCURSO SOBRE OS PAPÉIS SOCIAIS DOS GÊNEROS MASCULINO E FEMININO APRESENTADAS NO LIVRO DIDÁTICO
Angélica da Silva Terra, Rita de Cássia Pacheco Limberti

Última alteração: 2019-07-25

Resumo


O presente trabalho estuda a representação dos papéis sociais dos gênerosfeminino e masculino presente em propostas de produções textuais nos livros didáticos de 9ºano (CEREJA, MAGALHÃES, 2015) de escolas da rede municipal de Dourados. O ambienteescolar contribui de maneira significativa na formação dos cidadãos na sociedade atual e osdiscursos que circulam nesse espaço podem conduzir, influenciar a maneira que os alunosentendem e processam as informações e valores acerca dos papéis sociais dos gênerosmasculino e feminino. A partir do pressuposto de que, atualmente, vivemos ainda toda aestruturação da nossa sociedade com base em valores patriarcais, a hipótese estudada é deque possa haver alguma transformação nas abordagens didáticas dos livros didáticos papéissociais do homem e da mulher, convivendo agora com ampla quantidade de discussões sobreo assunto pelo viés da igualdade de gênero como as levantadas há décadas por Beauviour(1960) e Butler (2013). Alicerçados pelos estudos sobre o processo de construção de sentidosnos enunciados, como o método arqueológico de Foucault (2008; 2014), entendemos queneles existem reproduções e resistências discursivas a serem consideradas sob um amploespectro. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com uma abordagem descritiva-explicativa,tendo como fundamentação teórica a Análise do Discurso Francesa (ORLANDI, 2010;PÊUCHEUX, 2009). Assim, foram identificadas, descritas e analisadas as recorrênciaslinguístico-discursivas dos enunciados verbais presentes no livro didático em questão. Asreflexões produzidas no caminho investigativo pretendem contribuir para o entendimento daconstrução dos papéis sociais de cada gênero na atualidade e, atentar para o papel daspráticas pedagógicas que podem influenciar o reforço de padrões culturais, uma vez que oresultado das análises demonstra a recorrência de estereótipos de gênero na condução dasreflexões apresentadas aos estudantes.

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