Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, IV SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2019

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O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA ATRAVÉS DO CINEMA
Ana Carolina Pereira de Souza, Marcos Antônio Bessa-Oliveira

Última alteração: 2019-07-25

Resumo


Este resumo apresenta uma proposta do ensino da cultura afro-brasileira atravésdo cinema. Os referenciais teóricos utilizados para a execução desta pesquisa foram: Comolli(2011), Barcelos (2011), Gomes (2013). Para falar sobre cultura afro-brasileira, vale destacaro dia 09 de janeiro de 2003, data em que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silvasancionou a lei 10.639, que alterou o artigo 26 da Lei nº 9.394 de 1996, que estabelece asdiretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino aobrigatoriedade da temática e Cultura Afro-brasileira tanto nos currículos doensino público e particular da educação básica, quanto no ensino fundamental e no ensinomédio. O cinema é utilizado na sala de aula como um recurso midiático. A concentração doaluno em meio ao roteiro, ocorrido dá o enriquecimento na relação ensino-aprendizagem. Ocinema se recicla aproveitando de ideias que vem do real e também dando a essas realidadesnovos caminhos. Na metodologia para realização deste trabalho foram utilizadas rodas deconversa sobre o racismo, além de relatos escritos pelos alunos após a assistência do filmeespelho (2011) que aborda a construção da identidade negra como discussãoe a estética do negro, como elemento importante no processo de formação. A valorização daestética negra na escola pode tornar-se uma estratégia pedagógica na construção deidentidades e de combate ao racismo, preconceitos que tanto a escola deve superar emrelação à estética negra. O professor tem a responsabilidade de transmitir a cultura afrobrasileirapara além da data posta no calendário escolar (20 de novembro, dia da ConsciênciaNegra), imposta pelo homem branco.

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