Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, IV SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2019

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AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS PRESENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:RELATO DE UMA EXPERÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADONO CEINF DE PONTA PORÃ-MS
Celia Orteas de Oliveira, Rozana Vanessa Fagundes Valentim de Godoi

Última alteração: 2019-07-25

Resumo


O objetivo desse trabalho é apresentar as considerações e reflexões acerca das experiências que foram vivenciadas durante o estágio em Educação Infantil, enquanto acadêmica do 6º semestre do Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: Campus de Ponta Porã. O referido estágio foi realizado no período de agosto a novembro de 2018, em um Centro de Educação Infantil (CEINF) do município de Ponta Porã, localizado em uma área urbana periférica, em que obteve a participação de 19 crianças da faixa etária entre 1 ano até 2 anos, alocadas em uma turma de maternal I. Compreendemos esse estudo como um relato das observações e das propostas de intervenção criadas a partir do contexto vivenciado. Para fundamentação da pesquisa, buscou-se contribuições de autores como Maria Adélia Alves (2001), Sonia Nunes Ayres (2012), Durlei de Carvalho Cavicchia (2010), Márcia Gobbi (2010), Jean Piaget (2009), Referencial Curricular Nacional Educação Infantil (1998), Ana Cristina Fagundes Schirmer (2001), Roseli Pereira Silva (2007), Isabelle Borges Siqueira et al. (2012) e Susyane Katlyn Thum de Souza (2017). Notou-se a partir das observações a necessidade de elaborar um Projeto de Intervenção para o período da regência que contemplasse um trabalho com as linguagens artísticas, visto a importância de desenvolver junto às crianças atividades de movimento, expressão e plasticidade, proporcionando na rotina de sala de aula dessas crianças experiências com o desenho, a pintura, a observação de filmes para que elas pudessem observar os personagens e suas falas, além do teatro e leitura de história. Como resultado, as crianças interagiram com as atividades propostas de maneira ativa, o que demonstrou a necessidade de incluir as línguas artísticas nas práticas pedagógicas da educação Infantil.

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