Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, IV SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2019

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LITERATURA INDÍGENA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO NAS OBRAS COMPLEMENTARES DO PNLD DE 2010 E 2013
Enilze de Souza Breguedo, Célia Regina Delácio Fernandes

Última alteração: 2019-07-25

Resumo


Nesta comunicação será apresentado o projeto de dissertação de mestrado em Letras, que propõe um estudo sobre Literatura indígena nas obras complementares do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2010 e 2013. Este projeto tem por objetivo analisar essas narrativas, considerando a contribuição da literatura infantil na divulgação da cultura indígena no processo de alfabetização e letramento. Para tanto, o corpus da pesquisa constitui-se de três obras literárias infantis que compuseram os acervos do PNLD do ano de 2010 e 2013, destinadas aos anos iniciais do ensino fundamental: Kabá Darebu de Daniel Munduruku (2002), As fabulosas fábulas de Iauaretê de Kaká Werá Jecupé (2007) e Txopai e Itôhã de Kanátyo Pataxó (2000). A seleção dessas obras considerou primordialmente as narrativas que retratam a cultura indígena sob o olhar do próprio indígena. O recorte fundamenta-se pela necessidade de abordar a história e a cultura indígena no ambiente escolar, porque desde a promulgação da Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, torna-se obrigatório trabalhar essa temática em sala de aula. Assim, por estarem presentes em todas as escolas públicas brasileiras, essas obras precisam ser estudadas para que não se perpetuem estereótipos e preconceitos. Nessa perspectiva, este projeto de pesquisa buscará realizar uma análise qualitativa da literatura indígena, haja vista que os estudos acerca da literatura infantil de autoria indígena ainda são bastante incipientes. Portanto, para auxiliar essa investigação, serão utilizados como fonte os documentos oficiais produzidos pelo Ministério da Educação – MEC sobre o assunto em questão. No campo teórico foram selecionados estudos com abordagens coerentes com as perspectivas desta pesquisa. Nesse trajeto, serão utilizadas as contribuições teóricas do campo da história cultural (CHARTIER, 2002; LARAIA, 2005; BARROS, 2008); da identidade (SILVA, 2014; HALL, 2015; BERND, 2011); da teoria da literatura e da literatura infantil (ARROYO, 2011; COELHO, 2000; CUNHA, 2003; GÓES, 1984; PAIVA ET AL., 2005; ABRAMOVICH, 1994; LAJOLO, 2001, 2011; LAJOLO; ZILBERMAN, 1985, 1986, 1993; FERNANDES, 2007, 2017; CANDIDO, 2014) e da literatura indígena (CASEMIRO, 2013; THIÉL, 2012; BONIN, 2009, 2010, 2012; SILVEIRA; BONIN, 2012; MUNDURUKU, 2012; LAJOLO; ZILBERMAN, 2017; SILVA; GRUPIONI, 1995).


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