Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, IV SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2019

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SOBRE DOIS CÃES, UMA CRIATURA E “A TRISTEZA EXTRAORDINÁRIA DO LEOPARDO-DAS-NEVES”: UMA QUESTÃO FANTÁSTICA
Matheus Carlesso da Silva, Andre Rezende Benatti

Última alteração: 2019-07-25

Resumo


Esta comunicação tem por objetivo uma análise do romance A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves, do escritor mato-grossense Joca Reiners Terron, que possui uma atmosfera carregada de acontecimentos misteriosos e aparentemente inexplicáveis ambientadas no Bairro do Bom Retiro, na capital paulista. Com isso, nossa leitura se pauta nos aspectos de envolvem o fantástico e o monstruoso no romance selecionado. Segundo Todorov (2004), a narrativa fantástica se define como um acontecimento irreal, que não poderia ser explicado pelas leis conhecidas desse mundo (real), uma ilusão de sentidos, um produto da imaginação originando, sobretudo, uma vacilação em relação aos fatos ocorridos na narrativa, podendo afligir tanto as personagens como o leitor, por não haver clareza dos acontecimentos vivenciados por ambos ao longo do texto. Em uma segunda hipótese esse acontecimento seria parte de uma realidade, mas regido por leis que desconhecemos e que raramente tenhamos nos deparados. O fantástico seria, portanto, essa hesitação experimentada pelo ser que só conhece as leis naturais e se depara com um acontecimento sobrenatural. No Brasil, as narrativas fantásticas acabaram não recebendo devido destaque uma vez que foram mescladas com outras categorias, como o Science fiction, o gótico, as narrativas de horror, de terror e várias outras, criando de certa forma um amalgama de estilos e gêneros narrativos que possuem particularidades e características próprias. Desta forma, nos propomos, à luz de pesquisadores do tema como Tzvetan Todorov (2004), David Roas (2017) e Remo Ceserani (2006), a investigar a construção narrativa de Terron que engendra o fantástico, com um olhar especialmente dirigido para a forma na qual ele é construído, assim como as suas influências e o que ele representa para o texto.

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