Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, III SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2018

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A ARTE REPRODUZINDO A REALIDADE: GEOGRAFIA E CINEMA A PARTIR DO FILME CIDADE DE DEUS
Ariel Costa dos Santos

Última alteração: 2018-09-30

Resumo


Durante muito tempo, a ciência geográfica se pautou somente na relação sociedade natureza, deixando outras formas de compreensão da realidade extintas, entre elas a arte. No século XX, a geografia perpassou por diversas categorias de análise, na década de 1980 houve o advento da geografia humanística, com isso, países como a Alemanha, a Inglaterra e os Estados Unidos passaram a abordar nos seus estudos as manifestações artísticas com foco no contexto social, entre elas o cinema. No Brasil, os primeiros estudos só ocorreram dez anos depois, mais precisamente na década de 1990. Percebe-se, desta forma, que a ciência geográfica em relação ao cinema nos dias atuais ainda tem sido um meio de investigação pouco explorado, sendo necessário maior utilização, pois este é um meio de mostrar as transformações socioespaciais através das imagens. O intuito da construção deste trabalho foi demonstrar a importância da associação entre ciência e arte, como forma de compreensão da realidade. Neste sentido, através da análise do filme Cidade de Deus, lançado no ano de 2002, composto por personagens em sua maioria moradores da favela, foi possível notar a desigualdade social e racial, mostrando a história de jovens negros que cresceram no ambiente de violência. Notou-se também, que a favela se apresenta como um lugar de constantes conflitos, além da desigualdade racial associando á pobreza urbana. Entende-se a partir do filme como o espaço se produz e se reproduz de diferentes modos, seletivo, onde os que residem em determinados lugares não tem acesso a saúde, educação e segurança de qualidade. O filme retrata para os expectadores de outros países a imagem do Brasil como um território que amarga grandes desigualdades, marcado por violência com foco na questão social e racial. A cidade é mostrada através do filme como um espaço de exclusão. A base teórica deste trabalho é fundamentado por Milton Santos (2002)) e Tiago de Almeida Moreira (2015), entre outros autores que discutem essa temática. Conclui-se desta forma que o cinema relacionado com a geografia pode contribuir para o entendimento do cotidiano, produzindo uma reflexão entre o assistido e o vivido.


Palavras-chave


Arte; Cinema; Geografia.

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