Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, III SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2018

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ANÁLISE DE QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DE LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS E PORTUGUÊS PELA ÓTICA DOS LETRAMENTOS CRÍTICOS
Diana Pacheco de Souza, Francisco Leandro Oliveira Queiroz

Última alteração: 2018-09-30

Resumo


Na sociedade do século XXI, com a expansão dos meios de comunicação proporcionados pelas novas tecnologias, faz-se necessário compreender outras construções de sentidos e de mundo. Em uma sociedade de diferenças, um novo debate acerca do livro didático tem surgido principalmente na área da linguística aplicada em que, primordialmente, se dão as discussões sobre o ensino de línguas/linguagens para a cidadania. É levando em consideração essa nova configuração social, que pretendemos à luz dos letramentos críticos, apresentar uma análise das questões de interpretação de texto do livro didático de Língua Portuguesa do 9° ano, Singular e Plural: leitura, produção e estudos de linguagem publicado pela editora Moderna e do livro didático de inglês Way to English, publicado pela editora Ática. Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado que investigará questões de interpretação de texto, observando se o processo leva os alunos a uma reflexão crítica, construindo significado a partir de perspectivas sócio-históricas ou se são apenas pretextos para fazerem análise linguística. Essa pesquisa acompanha a metodologia bibliográfica, ou seja, de natureza qualitativa e interpretativa, pois considera a escolha da literatura dos pesquisadores, suas visões, vivências e expectativas sociais em meio às demandas da sociedade atual. O aporte teórico utilizado será o dos letramentos críticos, novos letramentos (TAKAKI, 2008, 2012; SOUZA, 2001; LANKSHEAR & KNOBEL, 2005; CERVETTI et al. 2001; JORDÃO, 2015; MONTE MOR, 2013; MATTOS, 2010) e da educação crítica (FREIRE, 2005). Também serão utilizadas teorias complementares acerca de significados (DERRIDA, 1991; RICOEUR, 1978) e estudos pós-coloniais (BHABHA, 1999). Os resultados focalizam análises preliminares.

 

Palavras-chave: Livro didático; Letramentos críticos; Ensino de línguas.


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