Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, III SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2018

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CORPO-VÍNCULO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTE, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA  
Paulo Henrique dos Santos Oliveira, Christiane Guimarães de Araújo

Última alteração: 2018-09-30

Resumo


Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que se utilizaram como procedimentos metodológicos leituras dos planos de aula desenvolvidos, entrevistas e pesquisa bibliográfica, procuramos apresentar uma breve reflexão a partir da experiência adquirida durante a disciplina Estágio Curricular Supervisionado II, do curso de Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realizada com alunos do 3° ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado. Buscamos possibilitar diálogos entre o fazer artístico e pedagógico, provocando o pensamento sobre a ação participativa e crítica do aluno - por meio da experiência em Arte -, no processo de intervenção no mundo via corpo, ou seja, através de sua singularidade expressiva. Partindo dessa reflexão, a pesquisa volta o seu olhar sobre a criação artística em sala de aula, dá atenção ao processo criativo e abre espaço para discutir a interação entre arte e tecnologia, enxergando a tecnologia como um suporte possível para a criação e percebendo as suas influências nos processos de ensino-aprendizagem. A ideia é partilhar e tangenciar questões de um assunto contemporâneo sobre as barreiras encontradas pelo ensino de Arte. Aliar a tecnologia aos processos artísticos em sala de aula é aproximar e transformar os avanços tecnológicos presentes na vida dos alunos numa forma de colaboração, convertendo-os em estruturas desses processos artísticos. Acreditamos que a sala de aula é um dos melhores lugares para compartilhar as múltiplas possibilidades do ato de criar, desse modo, o que interessa nesta pesquisa não é diretamente o resultado, mas sim, pesquisar modos de fazer, considerando também as diversas maneiras de pensar e estar no mundo. Ao provocar inúmeras reflexões, percebemos que o que mais interessa não é o aparato tecnológico em si, mas a colaboração resultante dessa interação. A tecnologia não como uma barreira, mas, como provocação de novos modos de inventividade.

 

Palavras-chaves: Arte; Tecnologia; Processo de Criação; Poéticas.


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