Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, III SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2018

Tamanho da fonte: 
ESCOLAS INOVADORAS NO BRASIL
Christiane Araújo, Flavinês Rebolo

Última alteração: 2018-09-30

Resumo


Este texto tem por objetivo apresentar o resultado parcial da pesquisa “A gênese e o desenvolvimento de projetos de Arte nas Escolas Inovadoras no Brasil”. Serão apresentadas as análises dos dados coletados por meio de um questionário on-line, que objetivou investigar a configuração da Arte (em suas quatro linguagens) em escolas inovadoras no Brasil. O questionário foi construído a partir dos estudos de Lüdke e Menga (1986), Santos (2009) e Felix (2012), e continha questões sobre 3 eixos de dados a serem investigados: 1) dados gerais e de infraestrutura das escolas, 2) Como as escolas se autoavalivam diante dos pressupostos estabelecidos pelo MEC e 3) questões sobre a configuração da arte na instituição. A aplicação do questionário se deu em agosto de 2017, em 71 escolas de ensino formal reconhecidas como inovadoras pelo Programa de Estímulo à Inovação e Criatividade na Educação Básica do MEC. Utilizamos ligações telefônicas para apresentarmos a proposta da pesquisa à direção da escola e posteriormente enviamos por e-mail o link do questionário online acompanhado por uma carta do pesquisador, onde são explicitados os objetivos e a relevância da pesquisa. Dessas 71 escolas, 17 estão localizadas na região Nordeste, 3 na região Norte, 6 no Centro Oeste, 11 na região Sul e 34 na região Sudeste. Retornaram preenchidos 20 questionários, sendo 12 públicas, 6 particulares e 2 associações sem fins lucrativos; 17 encontram-se na área urbana e 3 em áreas rurais; 9 funcionam em período integral, 9 em período parcial com atividades livres no contraturno e 2 com proposta pedagógica de alternância. As análises apontam que, no que tange à estruturação curricular, 16 organizam o aprendizado dos estudantes por projetos de interesses, ciclos multisseriados ou níveis de conhecimento e as demais (4) escolas em séries ou anos. A partir destes dados chegamos a uma escola para a continuidade da pesquisa. Esta encontra-se na cidade de São Paulo e oferece do ensino infantil ao ensino médio. Possui como proposta básica a arte como modo de educar, como método de aprendizado de toda e qualquer disciplina, transformando-se em eixo condutor de uma prática pedagógica inovadora, afetiva e respeitosa; norteia-se pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e atua com a pedagogia de projetos interdisciplinares e gestão democrática.

 

Palavras-chave: escolas inovadoras; professor de arte; educação básica.


Texto completo: PDF