Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, III SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2018

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MANIFESTAÇÕES VERBAIS CORTESES E DESCORTESES EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES
Ana Lúcia Gomes da Silva, Ione Vier Dalinghaus, Franchys Marizethe Nascimento Santana Ferreira

Última alteração: 2018-09-30

Resumo


Este trabalho tem por objetivo demonstrar efeitos de sentido produzidos nas interações verbais em ambiente universitário, numa perspectiva interdisciplinar. Para isso, apresentamos estudos com a marca de nossas experiências docentes no ensino superior, entre elas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, as pesquisas geradas nos encontros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de professores/GEPFIP da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana e, a participação no VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP) na cidade de Santarém, Portugal, em 2017. Buscamos encaminhamentos para os dilemas da descortesia, convictas da necessidade de construção de um clima de trabalho interdisciplinar, onde os pares dialoguem de forma respeitosa, prazerosa e enriquecedora para todos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre as práticas interdisciplinares, enquanto campo de estudos da cortesia e descortesia com enfoque para a formação de professores nos cursos de Pedagogia e Letras/CPAQ. Pressupostos teóricos interdisciplinares de Fazenda (1991, 2001); Japiassú (1979); Morin (2014) Silva (2013); Kischimoto (2008); Perrenoud (200) e, interacionais de Brown & Lewinson (1978); Goffman (1967), dentre outros, serviram de base para este artigo. As pesquisas sobre a prática interdisciplinar versam basicamente na ação, de acordo com a interação e integração entre os sujeitos das ações educativas. Diante do exposto acreditamos que este estudo pode contribuir para mais valorização, respeito ao outro e parcerias corteses no ensino superior.

 

Palavras-Chave: Interação; Interdisciplinaridade; Cortesia/Descortesia;


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