Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, III SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2018

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O CINEMA COMO NARRATIVA DA HISTÓRIA EM KIESLOWSKI
Geovano Moreira Chaves

Última alteração: 2018-09-30

Resumo


A filmografia de Krizstoff Kieslowski, cineasta polonês, se caracteriza por dialogar com a história em sua perspectiva micro e macro, mostrando em variadas exemplificações as manifestações do universal no particular. Especificamente a obra em formato de trilogia intitulada Trilogia das Cores: A Liberdade é Azul, A Igualdade é Branca e A Fraternidade é Vermelha, nos apresenta um panorama onde conceitos iluministas universalizantes que se contrastam com o cotidiano vivenciado pelas pessoas no continente europeu após mais de 200 anos da Revolução Francesa, questionando e provocando tensão na atualidade destes valores. Também os mais de 50 anos do projeto de União Europeia é criticado no filme, pois seus personagens perpassam vários países do continente europeu mostrando, em suas vivências e experiências, que a união muitas vezes tem sua feição meramente econômica por meio dos tratados comerciais assinados, sendo muito distante de uma unificação plena na questão da cidadania. Os dramas políticos são marcantes em toda a obra do cineasta polonês, combinados a poesias estéticas e aguçada sensibilidade no uso de personagens que apesar de apresentarem dilemas pessoais, são tidos no conjunto da obra como portadores de temas universais e historicizantes. A filmografia de Krzysztof Kieslowski pode também ser vista como ensaios e reflexos autorais que ilustram um momento histórico específico, uma vez que ela transcorre em similitude aos processos da unificação europeia, tanto econômica quanto política, do ponto de vista de um cineasta polonês e da sua relação com a história de seu país natal inserido no contexto, fato este também muito presente no percurso de suas personagens. Percebe-se a necessidade de expressão do diretor e sua busca em atingir o “outro”, o espectador que se percebe imerso nos dilemas de seus filmes, que participa do processo cinematográfico e incorpora, cada um a seu modo, as denúncias de Kieslowski, sobretudo as que dizem respeito ao projeto unificador de uma Europa tão ambígua e complexa.

 

Palavras-chaves: Cinema; Kieslowski; História.

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