Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, III SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2018

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O ENSINO DE LITERATURA PARA OS GUARANI E KAIOWÁ NO TEKO ARANDU
Célia Regina Delácio Fernandes

Última alteração: 2018-09-30

Resumo


Este relato busca apresentar e discutir algumas experiências vivenciadas nas disciplinas de literatura que compõem o currículo da área de Linguagens do curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu, na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Este curso foi implantado em 2006 na UFGD com o objetivo de formar professores indígenas das etnias Guarani e Kaiowá, em nível superior, para atuar nas escolas de suas comunidades no Ensino Fundamental (anos finais) e Médio. No segundo semestre de 2013, com a alteração na estrutura curricular, fui convidada para ser colaboradora, ministrando as disciplinas de literatura, e permaneço até hoje enfrentando os desafios e ensinando/aprendendo com os alunos/professores indígenas.  Nesta exposição, procuro mostrar a proposta da literatura nessa área e discutir como seu percurso foi sendo construído, apontando seus avanços, suas fragilidades e seus desafios. Além de mostrar a importância da literatura e de seu ensino no contexto escolar indígena, valorizo a literatura de autoria indígena para o conhecimento, entendimento e reconhecimento da cultura dos povos originários.  De fato, a literatura de autoria indígena contemporânea, apesar de ser um fenômeno recente, tem a potência de transcrever as vozes dos mais velhos das comunidades indígenas, portadores de saberes ancestrais, para o impresso. Como resultado, aponto dois grandes desafios para a literatura de autoria indígena sair do apagamento e conquistar visibilidade acadêmica e social: realizar pesquisas sobre a produção literária de autoria indígena e incentivar os indígenas a escreverem sua própria literatura. De modo geral, a conclusão é que precisamos avançar no conhecimento e na produção da literatura de autoria indígena por conta dos poucos trabalhos existentes nessa área e das poucas obras literárias de autoria indígena, publicadas pelo mercado editorial, sobretudo das etnias Guarani e Kaiowá.

 

Palavras-chaves: Ensino de Literatura; Literatura indígena; Guarani e Kaiowá.

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