Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, III SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2018

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PRINCESAS DA DISNEY E A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO EM FACE DAS NOVAS HEROÍNAS DO SÉCULO XXI
Lorraine Martins Gerotto, Alcimar Silva de Queiroz

Última alteração: 2018-09-30

Resumo


Este trabalho apresenta resultados parciais de análise bibliográfica e comparação literária sobre crítica ao grupo de personagens femininas de The Walt Disney Co. denominado “Princesas Disney®”. Será analisada a relação desse produto Disney com a representação feminina da infância à vida adulta. Mais especificamente, serão citadas as protagonistas dos filmes Branca de Neve e os Sete Anões (1937), Cinderela (1950) e Bela Adormecida (1959), classificadas como “as três princesas clássicas” (BREDER, 2015). Em um case de sucesso, o produto “Princesas Disney®” é, por um lado, um grande planejamento de marketing do seu grupo criador à magia reproduzida, por outro, entorno dos contos de fadas tradicionais, reforçado através de mídias diversas, formando as atitudes de crianças ─ as nascidas a partir dos anos noventa ─, fortemente influenciadas pelo marketing decorrente dessas personagens, que a cada dia estão mais presentes no cotidiano infantil, desde sua criação em 2000. Esse grupo de personagens femininas é composto, originalmente, por onze princesas, que são base para a criação de diversos produtos para o público feminino de dois a cinco anos de idade, originalmente, mas que, atualmente, se estende à adolescência e ao início da vida adulta. A marca está presente em produtos ─ indo de roupas a cosméticos e acessórios, de decoração e brinquedos até a móveis e utilidades domésticas ─, que vendem a partir da propaganda de um ideal de “ser” e/ou “imaginar-se sendo” uma princesa. Essa idealização é chamada por Henry Giroux de “Disneyzação da cultura infantil” (1999), e, para nós, representa uma mercantilização do imaginário do feminino em consumidoras mulheres de todas as faixas etárias.

 

Palavras-chaves: Princesas; Gênero; Disney.


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