Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, III SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2018

Tamanho da fonte: 
SILVIANO SANTIAGO: A FICÇÃO COMO SUPLEMENTO DO ENSAIO
Pedro Henrique Alves de Medeiros, Edgar Cézar Nolasco

Última alteração: 2018-09-30

Resumo


Este trabalho tem por objetivo delinear uma discussão crítica acerca da ficção de Silviano Santiago à luz de um olhar desta como suplemento (LOPES, 2012) (DERRIDA, 2005) de seus ensaios. Silviano Santiago é um sujeito transfronteiriço na medida em que transita entre as diversas áreas dos saberes culturais, seja produzindo crítica literária, se debruçando à escrita de literatura ou embaralhando ambas em uma escritura bio-ensaísta por excelência. Essa proposta emerge da assertiva do intelectual Denilson Lopes no ensaio “Do entre-lugar ao transcultural” (2012) acerca da vida/obra do autor mineiro e se assenta no recorte epistemológico crítico biográfico fronteiriço cunhado por Edgar Cézar Nolasco no texto “Crítica biográfica fronteiriça (Brasil/Paraguai/Bolívia)” (2015). Uma leitura de caráter eminentemente biográfico-fronteiriço se delineia a partir de um lócus geoistórico e epistemológico uma vez que se encontra extrínseca aos eixos e epistemes culturais hegemônicos não contempladores das sensibilidades biográficas emergentes do arrabalde da fronteira-Sul: nosso lócus enunciativo.  Assim, a fim de ilustrarmos a discussão, nos valeremos do romance Mil rosas roubadas, publicado em 2014 pelo referido escritor objeto deste trabalho. Dessa forma, alguns teóricos, dentre outros, e suas obras que dão suporte às nossa reflexões são: Jacques Derrida em A farmácia de platão (2005), Edgar Cézar Nolasco em “Silviano Santiago e o lugar onde o sol se põe: entrelugares epistemológicos ao sul da fronteira-sul” (2010), Eneida Maria de Souza em “Teorizar é metaforizar” (2015) e Crítica cult (2002), Walter Mignolo em Histórias locais/projetos globais (2003), “Meditações sobre o ofício de criar” (2008) e Glossário de Derrida (1976) publicado e organizado por Silviano Santiago, respectivamente.

 

Palavras-chaves: Silviano Santiago; Crítica biográfica fronteiriça; Mil rosas roubadas; Suplemento; Ensaio.


Texto completo: PDF