Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, III SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2018

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SUBALTERNIDADE NO ENSINO DE ARTE: AS ARTES DA CULTURA LOCAL DE MATO GROSSO DO SUL
Joelma Pereira de Souza, Marcos Antônio Bessa-Oliveira

Última alteração: 2018-09-30

Resumo


O presente estudo busca apresentar uma possibilidade de ensino e aprendizagem em arte, considerando a cultura local com subsídio para a realização dos estudos dos conteúdos da ementa curricular de Artes Visuais e Teatro do município de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul. A pesquisa originou-se da percepção da prática docente em Arte, para o ensino fundamental da Educação Básica, pois os documentos norteadores possuem aspectos de uniformidade acerca dos conteúdos de arte, uma vez que toma a arte europeia como universal. Percebe-se que o discurso hegemônico academicista moderno delimita os conteúdos de estudos que devem ser ensinados pelos professores, que em grande maioria reforçam esse discurso. Desse modo, a pesquisa neste trabalho tem por objetivo apresentar uma possibilidade de ensino e aprendizagem em arte sob a perspectiva descolonial, que considere a cultura periférica e atribua visibilidade aos sujeitos subalternos. Para tanto, torna-se necessário compreender as especificidades da formação (trans)cultural desse Estado, bem como as manifestações culturais presente no cotidiano desses indivíduos, para assim promover pensar o ensino da arte que considere as manifestações artísticas europeias e a cultura local como conteúdos de mesma importância. Logo, o estudo abordará uma pesquisa bibliográfica fundamentada no Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino (2008), em textos de Bessa-Oliveira (2016), Nolasco (2015), Ortiz (1991), Hall (2005), Mignolo (2003), entre outros, para investigar o ensino de arte estabelecendo uma relação entre a cultura local com a arte “acadêmica”. Por conseguinte, para promover uma investigação sobre o ensino de arte, faz-se necessário dialogar acerca da prática pedagógica em arte, tornando a necessidade do docente ser também artista e pesquisador. Por fim, objetiva-se com esse trabalho investigativo oferecer aos professores/artistas/pesquisadores uma reflexão teórico-crítico-cultural acerca do ensino nas diversas linguagens artísticas em Mato Grosso do Sul.

 

Palavras-chave: Ensino de arte; Linguagens Artísticas; Subalternidade;


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