Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I Colóquio de Psicologia, Educação e Trabalho: construindo a inclusão em diferentes contextos

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PSICOEDUCAÇÃO PARA MULHERES COM LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Steffany Aguilera Landivar, Tania Maria Neto

Última alteração: 2020-02-17

Resumo


Projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, crônica, que faz com que anticorpos ataquem os tecidos do próprio indivíduo, assim acontece uma desorganização imunológica, que acomete na maioria dos casos mulheres e causa inflamações em várias partes do corpo, especialmente na pele, articulações, sangue e rins, se manifesta através de fadiga, febre baixa, aftas, falta de apetite, alterações de humor, (Zerbini & Fidelix, 1989). Dentro desse contexto, busca-se propiciar, através da psicoeducação, conhecimento sobre o LES, para favorecer a promoção de saúde e qualidade de vida de mulheres com LES. A proposta metodológica deste estudo consiste num delineamento quantitativo, prospectivo e transversal, com dois grupos, um experimental e o outro controle, cada com 20 participantes mulheres portadoras de LES e com idades variando entre 20 a 45 anos. Os dados serão coletados no Ambulatório de Colagenoses do serviço de Reumatologia do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Como LES é uma doença autoimune caracterizada por diversas manifestações clínicas, pode causar impacto na qualidade de vida dos pacientes, mudando as suas prioridades e projetos. As intervenções psicoeducativas visam dotar aos pacientes, conhecimentos e capacidades para identificar e cuidar de sua patologia. Espera-se que a partir dessa pesquisa seja possível verificar a contribuição da psicologia para o entendimento da referida patologia no que diz respeito a suporte psicológico, podendo também orientar outros estudos com amostras mais representativas.

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