Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I Colóquio de Psicologia, Educação e Trabalho: construindo a inclusão em diferentes contextos

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO INFANTIL E ESTUDANTE SURDO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS
Maria Elena Aquino Dutra, Nelson Dias

Última alteração: 2020-02-17

Resumo


Refletir sobre o aprendizado, as práticas pedagógicas e as diferentes formas de linguagens que permeiam a Educação Infantil permite rever as formas de ensino adotadas pelos educadores. O objetivo deste trabalho vem de encontro a estas reflexões, pois o mesmo tem o intuito de criar juntamente com a professora regente práticas pedagógicas que serão utilizadas em uma sala do Maternal II e Jardim I de um Centro de Educação Infantil no Município de Ponta Porã que possui uma criança surda. As atividades estão sendo desenvolvidas por meio da realização do Projeto intitulado “Uma Reflexão sobre Desafios e Perspectivas de Crianças Surdas na Educação Infantil” realizado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul campus de Ponta Porã. O projeto tem possibilitado verificar e participar das práticas pedagógicas da professora em sala de aula, inserindo materiais e atividades pensadas para inclusão do sujeito surdo através do uso de alguns sinais da Libras a fim de ambientar as crianças com a cultura surda, de forma que elas venham conhecer e respeitar a diversidade por meio da inclusão. O trabalho foi dividido nas seguintes etapas: aprofundamento teórico por meio de leituras a respeito de crianças surdas na educação infantil; conversa com a diretora, coordenadora e professora do Ceinf com a finalidade de propor a pesquisa; dois dias de observação nas sala de atividades; elaboração de atividades e planos de aula que estejam de acordo com o plano de aula da professora regente; realização das atividades junto com a professora e elaboração de um relatório sobre os resultados obtidos, sendo que no primeiro bimestre as atividades serão realizadas no Jardim I e o Maternal II. O projeto ainda está em andamento, mas já foi possível observar alguns resultados como: participação das crianças nas atividades propostas, conhecimento e interação das crianças na realização assim alguns sinais do cotidiano em Libras, assim como o conhecimento e valorização das diferenças.

Texto completo: PDF