Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I Colóquio de Psicologia, Educação e Trabalho: construindo a inclusão em diferentes contextos

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MULHERES PROFESSORAS DA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA
Patrícia Ferreira Marassi, Jacy Correa Curado

Última alteração: 2020-02-17

Resumo


Este Projeto de Pesquisa está sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, na linha de pesquisa processos psicossociais. O delineamento deste estudo está alinhado à Psicologia Social e será realizado com mulheres professoras, casadas e com filhos que trabalham em escolas municipais na cidade de Corumbá-MS, na fronteira Brasil-Bolívia (BR-BO). Esta região é considerada como um espaço híbrido que se articula através dos limites territoriais, sociais e simbólicos, que promove a construção das relações identitárias, seus valores e significados dos “seres fronteiriços”. Nosso objetivo é compreender como se dá a divisão sexual do trabalho das professoras da fronteira BR-BO e como são suas estratégias de empoderamento na promoção da saúde integral das mulheres. A natureza da investigação é quali-quanti e a coleta de dados ocorrerá por meio de um questionário que será aplicado a 100 participantes e, dentre elas, 10 serão convidadas a participar de uma entrevista semiestruturada que serão gravadas em áudio mediante a autorização das participantes e posteriormente transcritas. As participantes da pesquisa terão um espaço de fala, dialogando sobre suas vivências decorrentes do trabalho na escola e em casa, ou seja, do seu trabalho remunerado e não remunerado, permitindo a todas que expressem seu posicionamento. A partir dos estudos e teorias feministas sobre o trabalho da mulher, e em decorrência da totalidade de acontecimentos machistas e sexistas decorrentes das relações de gênero, nossa pesquisa se apoia na urgência de uma reflexão teórica e crítica sobre a ausência de pesquisas desenvolvidas em áreas de fronteira sobre mulheres professoras, assim como a carência de publicações que inserem a perspectiva de gênero.

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